Logomarca Paulo Marques Notícias

24/04/2014 | 09:20 | Saúde | Três de Maio

HSVP promove o último encontro do projeto Amor de Mãe

O primeiro ciclo encerra com palestra com a média pediatra Sandra Viegas

O primeiro ciclo encerra com palestra com a média pediatra Sandra Viegas
Foto: DM3 Publicidade
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, promove na próxima quinta-feira, 24 de abril, o último encontro do primeiro ciclo de 2014 do projeto social “Amor de Mãe”, com palestra da médica pediatra Dra. Sandra Viegas.
O projeto é destinado às gestantes da comunidade local e regional e tem como objetivo esclarecer as futuras mamães sobre as alterações anatámo-fisiológicas e psicossociais da gravidez, do nascimento e do pós-parto, incentivar o autoconhecimento durante esta fase, além de auxiliar e orientar sobre diversos assuntos relacionados.
Durante os encontros, são realizados cursos e palestras com equipes multiprofissionais para a conscientização e orientação, auxiliando-as em relação aos seus anseios, dúvidas e angústias, desmistificando seus medos e diminuindo com isso suas inseguranças na hora do parto.
O trabalho neste ano teve início dia 27 de março, no auditório do Hospital São Vicente de Paulo – Três de Maio/RS, sendo coordenado por uma equipe de profissionais da instituição: enfermeiras, assistente social, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, obstetra, pediatra, conselho tutelar e Irmãs FSCJ. 
O curso é composto de quatro encontros cada ciclo. Nesta última etapa, as atividades terão início às 18h45min, no auditório do Hospital. A palestra será com a médica pediatra Dra. Sandra Viegas. As pessoas que tiverem interesse em participar, podem comparecer na quinta-feira, no horário agendado. O evento é gratuito.
Projeto “Amor de Mãe”
Em média, são orientadas 150 gestantes todos os anos. Segundo uma das coordenadoras da ação, Mariliane Moura de Oliveira, o projeto tem grande impacto na qualidade de vida das pessoas beneficiadas. “É um trabalho voluntário coordenado por profissionais capacitados da área da saúde que vem ao encontro das necessidades das futuras mamães esclarecendo suas dúvidas referentes à gestação e capacitando-as para que possam suprir suas necessidades com seus próprios esforços, proporcionando um melhor vínculo da instituição com a comunidade, expondo e disponibilizando os serviços oferecidos pela mesma”.
Além disso, conforme Mariliane, “o projeto visa diminuir a ansiedade e a insegurança da gestante na hora de dar a luz. Sentir-se mais acolhida e familiarizada com o ambiente hospitalar, que por muitas é tido como frio e inseguro, possibilitando através da aproximação com a equipe hospitalar, um relacionamento de confiança e humanização. Esse tipo de atividade faz parte dos valores da Instituição em relação à responsabilidade social com a comunidade e vemos neste projeto uma grande oportunidade de contribuir para a educação, prevenção e orientação para que as mamães e seus filhos tenham mais saúde e qualidade de vida”. 
Fonte: DM3 Assessoria
Mais notícias sobre SAÚDE