Logomarca Paulo Marques Notícias

14/05/2017 | 06:55 | Praia Notícias | Saúde

Mãe de SC doa rim para acabar com sofrimento de filho com insuficiência renal

Menino tinha 10 anos quando recebeu o transplante dela. Atualmente com 16 anos, ele tem qualidade de vida graças à doação, segundo médico

Menino tinha 

10 anos quando recebeu o transplante dela. Atualmente com 16 anos, ele tem qualidade de vida graças à doação, segundo médico
Foto: Divulgação/G1
Uma mãe de Joinville, no Norte catarinense, deu vida duas vezes ao filho. Quando ele tinha 10 anos, ela doou um rim para que ele tivesse mais qualidade de vida. Atualmente, o garoto tem 16 anos e não sofre mais com os sintomas da doença, como mostrou o Jornal do Almoço.
Quando era uma criança pequena, Matheus Vitor Eccel, com problemas cardíacos e insuficiência renal, teve uma vida mais regrada e sem muito agito. A mãe dele, Josiany Cristina Eccel, sempre o tratou com a maior naturalidade. Apesar de um cuidado a mais, a infância foi igual a de qualquer criança. Até que aos 7 anos as coisas começaram a preocupar.
"Essa aí foi a pior fase dele. Para comer era um trabalho. Foi quando começou o problema do rim. Ele não tinha gosto na boca", contou Josiany.
Transplante
A partir daí, o menino começou a fazer tratamento com hemodiálise, praa melhorar a qualidade de vida. Logo depois, os médicos sugeriram um transplante de rim. As análises indicaram que os órgãos da mãe, do pai e de uma tia eram compatíveis. "Logo após, comecei a fazer os exames para a gente fazer o transplante", disse a mãe.
Doar um órgão significava acabar com o sofrimento do filho. Quando a mãe acordou da cirurgia, recebeu uma notícia maravilhosa: "A médica veio e falou assim para mim 'Josi, o teu rim que está no Matheus está funcionando praticamente 100%'", contou Josiany, emocionada.
Vida nova
Mesmo após sete anos do transplante, o garoto precisa voltar à clínica todos os meses. É um procedimento padrão e faz parte do tratamento que ele vai seguir o resto da vida. A mãe acompanha cada passo dessa evolução.
Matheus continua sendo acompanhado pelo mesmo médico a vida toda. A cada novo exame e nova consulta, a certeza de que aquele pedaço da mãe dentro dele funciona perfeitamente.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Praia Notícias