Publicidades

22/07/2014 | 17:54 | Saúde | Três de Maio

Secretaria de Saúde realiza atividade sobre hepatites virais

Testes rápidos e vacinação serão disponibilizados no sábado, dia 26

Foto: Ramone Pacheco

Na segunda-feira, dia 28 de julho, é comemorado mundialmente o Dia de Luta Contra as Hepatites Virais. Em alusão à data, a Secretaria de Saúde de Três de Maio realizará uma atividade para conscientizar e alertar a população, no sábado, dia 26 de julho.
Conforme a enfermeira de Vigilância Epidemiológica, Mirian Herath Rascovetzki, a ação “Fique Sabendo - As Hepatites Virais Podem Estar Onde Você Menos Espera”, colocará à disposição da população testes rápidos para diagnóstico de Hepatite B e Hepatite C e vacinação para a Hepatite B, para pessoas de até 49 anos. “As pessoas interessadas em fazer o teste e a vacina para a Hepatite B podem dirigir-se à Unidade Central de Saúde, no sábado, dia 26 de julho, entre às 8h e 11h30min”, informa.
A secretária de Saúde, Jacira Taborda, convida a comunidade a participar e salienta que as atividades serão realizadas, no sábado, para abranger uma parcela maior da população. “A hepatite é a inflamação do fígado e nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes, quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado, e esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados”, enfatiza.
Jacira destaca que realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes, para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências, e que os testes rápidos para as hepatites estão disponíveis nas unidades de Estratégia de Saúde da Família.

Fonte: Comunicação/Prefeitura Municipal

Mais notícias desta categoria

Publicidades