Publicidades

26/08/2014 | 12:43 | Saúde | Três de Maio

Nutrição adequada é fundamental na recuperação de pacientes

Nutricionista do HSVP explica a importância de tratamento nutricional durante enfermidade

Foto: Eduardo Erthal/DM3/HSVP

Na hospitalização, é necessário que o paciente consuma alimentos adequadamente. Mas quando o seu estado de saúde, na presença de uma doença, impossibilita-o de ingerir alimentos, podem ocorrer outras complicações, como, por exemplo, a desnutrição. Para que isso não aconteça, são indicados o acompanhamento e a introdução de um tratamento nutricional especializado.
Como a principal via de alimentação é a boca, porém quando ela está impossibilitada e o organismo, já debilitado, precisa dos nutrientes, a alternativa é a nutrição enteral, ou seja, aquela realizada através de sonda. “A sonda é posicionada ou implantada no estômago, no duodeno ou no jejuno. Os alimentos estão disponíveis na fórmula líquida ou em pó e contém o mesmo valor nutricional que uma alimentação normal e equilibrada proporciona”, explica a nutricionista do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Três de Maio, Doris Eligia Cassol.
Esta forma de nutrição foi um dos temas da 7ª Jornada de Nutrição Enteral e Parenteral do Planalto Médio, realizada em Passo Fundo (RS), nos dias 14 e 15 de agosto, da qual participou a nutricionista do HSVP. No evento, os profissionais conheceram as formas de tratamento utilizadas atualmente, além de estudos e pesquisas específicas para determinados tipos de doenças, com a finalidade de nutrir e auxiliar na recuperação de pacientes.
“A nutrição é um dos fatores responsáveis pelo bem-estar do organismo e a função do nutricionista é garantir uma alimentação equilibrada e o aporte de nutrientes necessários ao bom estado nutricional”, afirma Doris.
Dada a importância deste profissional, em 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista. “A assistência nutricional no tratamento aos pacientes, como é o nosso caso, é de  fundamental importância para a sua recuperação, pois o profissional tem o desafio de avaliar as necessidades de cada paciente, escolher produtos saudáveis e prepara-los com qualidade”, resume a Diretora Geral do HSVP, Ir. Denise Miranda, que, em nome da instituição, parabeniza a todos os nutricionistas.

Fonte: DM 3 Assessoria

Mais notícias desta categoria

Publicidades