Logomarca Paulo Marques Notícias

25/10/2020 | 20:20 | Esporte

Ferreira decide com gol no final, e Grêmio vira sobre o Athletico-PR em Curitiba

Atuando com time reserva, equipe de Renato Portaluppi buscou vitória atuando fora de casa

Atuando com time reserva, equipe de Renato Portaluppi buscou vitória atuando fora de casa
Gabriel Machado / AGIF/Estadão Conteúdo
O Grêmio venceu de virada o Athletico-PR por 2 a 1 no começo da noite deste domingo (25), na Arena da Baixada. Após terminar o primeiro tempo atrás no marcador por um golaço de Carlos Eduardo, o Tricolor virou na etapa final. 
Thiago Heleno, contra, foi o responsável pelo empate enquanto o garoto Ferreira garantiu a virada aos 41 da etapa final. Com a vitória, o Grêmio vai a 24 pontos e fica a apenas três do G-6. O próximo compromisso da equipe de Renato Portaluppi será na quinta-feira diante do Juventude, na Arena, pela Copa do Brasil. 
O confronto entre o time reserva do Grêmio e um Atlético-PR, que entrou em campo como antepenúltimo colocado do Brasileirão, foi marcado pela baixa técnica no primeiro tempo. As duas até demonstraram iniciativa de atacar, mas exageravam nos erros, o que facilitava a vida dos defensores. 
Jogando em casa e pressionado a vencer para sair da zona de rebaixamento, o Athletico iniciou atacando mais. Aos 2 minutos, Thiago Heleno conseguiu o desvio após escanteio batido por Nikão e mandou para fora. O Grêmio avançou pelo lado esquerdo com Cortez e também conseguiu um tiro de canto na sequência. Após a batida, Rodrigues cabeceou por cima do gol de Santos. 
A primeira grande oportunidade da partida veio aos 7 minutos. O veterano Lucho González encontrou Renato Kayzer às costas da defesa gremista em um belo passe. Kayzer, porém, não aproveitou e chutou por cima do gol cara a cara com Paulo Victor. 
Aos poucos, o Grêmio conseguiu frear a tentativa de pressão do Athletico-PR e foi tirando o adversário do seu campo. O Tricolor, no entanto, não conseguia criar situações. Luiz Fernando, pelo lado direito, e Thaciano, com muita movimentação atuando com meia central, tentavam encontrar espaços diante da marcação paranaense, mas o time gaúcho só foi ter uma grande chance aos 42 minutos. Após tabelar com Orejuela, Luiz Fernando cruzou na medida para Isaque, que pegou de primeiro e mandou pela linha de fundo. 
A resposta do Athletico veio no lance seguinte e com um golaço. Thiago Heleno teve liberdade para fazer o lançamento para Carlos Eduardo às costas de Orejuela. O atacante invadiu a área, passou por Rodrigues e soltou uma bomba no ângulo, sem chances para Paulo Victor para deixar o Furacão em vantagem no final do primeiro tempo.
Atrás no placar, Renato Portaluppi mandou Pepê a campo na volta do intervalo. O camisa 25 entrou no lugar de Everton. Mas foi o Athletico-PR que teve a primeira oportunidade. Logo aos dois minutos, Renato Kayzer chutou forte de dentro da área e acertou a rede pelo lado de fora. 
Apesar do susto inicial, a presença de Pepê deu o esperado maior poder ofensivo ao Grêmio, que passou a pressionar o Athletico-PR. Aos 5, Thaciano recebeu passe de Lucas Silva e chutou para defesa de Santos. Na sequência, o Tricolor pediu pênalti em uma disputa entre Pepê e Erick na área paranaense, mas o árbitro Flávio Rodrigues de Souza deu apenas escanteio.
O Grêmio nem precisou reclamar da decisão do árbitro. Pois foi na jogada de escanteio que veio o gol. Após uma segunda tentativa de cruzamento com Luiz Fernando, o goleiro Santos fez a defesa parcial, a bola bateu no zagueiro Thiago Heleno e entrou no gol: 1 a 1.
O empate obrigou o Athletico-PR a se arriscar mais, o que deu espaço para contra-ataque gremista. Com sua velocidade, Pepê começou a causar problemas para os defensores, que eram obrigados a fazer faltas para pará-lo. Apesar do volume, o Grêmio seguiu com dificuldade para criar porque errava demais no último passe. Aos 28, Renato mando a campo o garoto Ferreira no lugar de um já desgastado Luiz Fernando. Ferreira teve uma chance em sua primeira jogada, mas chutou por cima do gol.
A partida seguiu sem muitas oportunidades até que faltando quatro minutos para o fim do tempo regulamentar Ferreira apareceu para decidir o jogo. O garoto aproveitou o chutão de Paulo Victor e tocou na saída de Santos para marcar o gol que garantiu a vitória para o Grêmio e a aproximação ao G6.
Fonte: GZH
Mais notícias sobre ESPORTE