Publicidades

29/10/2020 | 07:58 | Geral

RS é o estado com mais cidades governadas pelo mesmo partido há 20 anos

São 21 municípios com vitória da mesma sigla nas últimas cinco eleições municipais. Ao todo, no Brasil, 76 cidades estão nesta situação

Porto Vera Cruz tem 1,6 mil eleitos e é governado pelo MDB há cinco legislaturas - Prefeitura/Divulgação

Um levantamento feito pelo G1 mostra que 76 municípios brasileiros elegeram o mesmo partido para a prefeitura em todas as cinco eleições realizadas desde 2000. Destes, 21 ficam no Rio Grande do Sul.
São cidades de diversos tamanhos e de regiões distintas. A maioria é de porte pequeno: 15 delas têm menos de 5 mil eleitores.
Outras já são referência em suas regiões, como Ijuí, um dos principais municípios do Noroeste gaúcho.
O Progressistas é o partido com mais prefeituras — oito —, diferente do restante do país, em que MDB e PSDB comandam o maior número de cidades. Completam a lista no RS o MDB (seis), PDT (cinco) e PT (duas).
Para o professor do departamento de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Álvaro Barreto, a satisfação do eleitorado contribui para esta manutenção de uma mesma sigla. Porém, a perpetuação dos mandatários de um mesmo grupo político traz problemas.
"O risco associado a essa situação é que a prática de governo e as relações políticas fiquem congeladas, estimuladas pelo seu sucesso popular, e que a qualidade do debate público fique condicionada a um único modelo", observa o professor.

"Em uma democracia, a alternância de partido ou grupo político no poder é desejável, ao menos como uma possibilidade", pontua Barreto.

Dez desses prefeitos tentam a reeleição. Dois deles, inclusive, são candidatos únicos, o que poderá perpetuar o poder dos partidos por até 24 anos.

Outros 10 lançaram candidatos diferentes, mas da mesma sigla. No caso de Porto Vera Cruz, a candidatura também é única. Ou seja, basta o próprio candidato votar nele mesmo que será eleito.
"A possibilidade de pleitear a reeleição é uma das regras do jogo. A decisão sobre atribuir ou não um novo mandato é do eleitorado. Então, se os eleitores avaliam positivamente uma gestão e querem que ela continue – com o mesmo candidato ou alguém indicado pelo mesmo partido –, não há o que condenar", observa o professor.
Santa Margarida do Sul é o único município na lista que não terá continuidade, já que os dois candidatos deste pleito são do MDB e PP, que irá interromper a hegemonia do PDT na cidade.
Cidades governadas pelo mesmo partido há 20 anos
Município Nº de eleitores Partido Situação em 2020
Porto Vera Cruz 1.660 MDB Mesma sigla e candidato único
Benjamin Constant do Sul 2.071 PT Mesma sigla
São José do Inhacorá 2.195 MDB Reeleição
Vespasiano Corrêa 2.241 PP Mesma sigla
Bozano 2.362 PP Reeleição
Tio Hugo 2.435 PDT Reeleição
Unistalda 2.599 PP Mesma sigla
Santa Margarida do Sul 2.662 PDT -
Derrubadas 2.757 MDB Reeleição
Água Santa 3.003 MDB Mesma sigla
Itatiba do Sul 3.498 PT Mesma sigla
Chiapetta 3.554 PP Reeleição
Pinheirinho do Vale 3.624 PDT Reeleição
Doutor Maurício Cardoso 3.938 PP Reeleição e candidato único
Cambará do Sul 4.947 PP Mesma sigla
Alecrim 5.395 MDB Mesma sigla
Redentora 6.620 MDB Reeleição
Catuípe 7.329 PDT Reeleição e candidato único
Não-Me-Toque 12.784 PP Mesma sigla
Santiago 40.316 PP Reeleição
Ijuí 64.384 PDT Mesma sigla
Fonte: TSE

Fonte: G1

Mais notícias desta categoria

Publicidades