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30/11/2020 | 11:19 | Geral

Como o WhatsApp pode ajudar o seu negócio?

O que um negócio necessita para obter êxito no atual cenário, em que as ferramentas digitais se tornam essenciais? Ter um site, contratar um bom serviço de hospedagem de sites e um domínio registrado é o básico.

 

Como já dissemos, isso é o básico. Uma empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, também deve ficar atenta a outros detalhes, especialmente quando tais detalhes se referem a ferramentas digitais.

 

Ferramentas de e-mail marketing, como o MailChimp, auxiliam na captação de leads e na segmentação do público. Há a Trello, que é um software que auxilia na gestão de atividades e de equipes.

 

Mas ainda há outra ferramenta que tem tudo para auxiliar na interação com os seus clientes. Pois é, estamos falando do WhatsApp. Nesse artigo abordamos alguns tópicos fundamentais acerca desse assunto. Dê uma conferida.

 

●       O WhatsApp Business auxiliando do seu negócio

●       Os benefícios dessa ferramenta para a sua gestão

●       Como usar o WhatsApp da maneira correta na sua empresa

 

O WhatsApp Business auxiliando do seu negócio

 

Convenhamos, é difícil uma pessoa, nos dias de hoje, não ter o aplicativo verdinho do WhatsApp no seu respectivo smartphone. Essa ferramenta se tornou a solução imediata de interação entre os usuários.

 

É bem provável que nesse exato momento, no WhatsApp nosso de cada dia, há alguém enviando um meme para um amigo, outro recebendo um arquivo de áudio, outro alguém avisando no grupo da família que vai chegar tarde para o jantar.

 

Há também muitos empreendedores utilizando essa ferramenta para entrar em contato com os clientes. A razão para isso é simples: a presença digital é um bem valioso para qualquer negócio. Nesse caso, marcar presença no cada vez mais conhecido WhatsApp já não é uma alternativa, é a solução ideal.

 

É por isso que existe o WhatsApp Business, que como o próprio nome aponta, nada mais é do que a versão da ferramenta destinada para a comunicação entre pessoas e empresas.

 

imagem: https://pixabay.com/pt/photos/whatsapp-tecnologia-iphone-app-1212017/

Quais os benefícios do WhatsApp para a gestão dos negócios

 

O WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita e está disponível para iOS, Android e também para a versão web. Para utilizar essa ferramenta de modo que ela auxilie o seu negócio, preencha os dados do seu empreendimento ao efetuar a instalação.

 

Nesse caso, o WhatsApp Business vai permitir que você insira aqueles dados básicos a respeito do seu empreendimento, como, por exemplo, endereço do site, localização, horário de atendimento, e-mail e uma breve descrição do negócio.

 

Diante disso, você terá uma postura com mais credibilidade e profissionalismo nessa ferramenta, estabelecendo também mais uma série de vantagens que vão ajudar o seu negócio. Veja a seguir algumas delas.

 

Agilidade de comunicação

 

Os diálogos com os clientes muitas vezes podem ser em tempo real. Qualquer dúvida que ele tiver, sobre preço, alguma promoção ou determinada característica do produto ou serviço pode ser sanada de forma rápida.

 

Inclusive, é possível também utilizar o recurso dos Chatbots na ferramenta, o que otimiza ainda mais o processo de interação entre empresa e cliente.

 

Mobilidade de gestão

 

Ao contar com o WhatsApp você literalmente vai ter o seu negócio na palma da mão, no smartphone, tudo ao seu alcance. Desse modo, será possível sanar problemas, interagir com o público, de onde você estiver.

 

Visibilidade para a sua empresa

Por ser mais um canal de atendimento direto, que permite uma comunicação mais rápida, o WhatsApp Business pode fazer com que a sua empresa ganhe mais visibilidade.

 

Ou seja, ele faz com que o seu negócio atraia mais clientes interessados em construir um relacionamento com você.

 

Geração de relatórios

 

A gestão de um negócio é bem sucedida quando o empreendedor fica a par dos índices de engajamento, da quantidade de vendas e outros dados importantes a respeito de interação.

 

Diante disso, a versão Business do WhatsApp proporciona a emissão de relatórios que apresentam dados preciosos acerca das conversas realizadas.

 

Ele também permite saber a quantidade de mensagens que foi enviada, até mesmo quantas foram entregues e lidas pelos clientes. Você também poderá marcar mensagens como não lidas. Assim você responde mais tarde, com mais calma e atenção.

 

Segmentação do público

 

Segmentar é preciso. E essa é uma das grandes verdades quando se fala na gestão de um negócio. É necessário manter o foco das suas estratégias na persona, em quem realmente tem interesse em consumir os seus produtos, em quem realmente é o público.

 

Por meio do WhatsApp o processo de segmentação ganha força, pois é possível criar grupos, estabelecer categorias de contatos e outras formas viáveis de organização.

 

Também é possível criar listas de transmissões que servem como as listas do e-mail marketing para criar campanhas de marketing direto. Essas listas podem ser divididas por gênero, cidade, idade e outros fatores.

 

Sobretudo, é importante ter em mente que a compra de listas de contatos é uma prática mal vista e pode ser vista como spam, assim como ocorre com o e-mail marketing.

 

Como usar o WhatsApp da maneira correta na sua empresa

 

O WhatsApp é uma ferramenta que, como qualquer outra, apenas vai garantir resultados satisfatórios caso seja utilizada da maneira correta. Por essa razão, vale ficar atento para algumas dicas de como utilizar o WhatsApp no seu negócio.

 

Utilize as listas de transmissão corretamente

 

Esse é um recurso muito importante, que permite o envio de mensagens para o destinatário certo, devidamente selecionado, sem criar spam e assim prejudicar o seu negócio.

 

Fique atento também para o fato de que não precisa falar apenas sobre o produto ou serviço que você oferece. É possível também enviar conteúdos como tutoriais, divulgação de promoção e também links para materiais ricos.

 

Com conteúdo mais variado será possível estabelecer uma maior presença digital e também criar mais autoridade com o seu público.

 

Crie catálogos de produto

 

Ao estabelecer um catálogo organizado dos produtos que você oferece no seu negócio, se torna mais fácil efetuar as vendas. Sendo assim, você tem a possibilidade de adicionar itens separadamente e acrescentar informações básicas sobre eles.

 

Entre as informações estão fotos, uma breve descrição das características do produto e o preço. Tais informações ficam guardadas no aplicativo. Você pode optar por enviá-las mais tarde para os seus clientes.

 

Crie etiquetas

 

Isso permite categorizar e organizar a clientela, facilitando ao máximo a interação. Desse modo você não vai perder tempo procurando clientes, pois todos eles estarão devidamente categorizados.

 

Algumas das etiquetas podem ser “Novo Cliente”, “Novo Pedido”, “Compra Realizada”, “Produto pago”.

 

Faça a integração com o WhatsApp Web

 

Depender apenas do smartphone pode limitar um pouco a sua gestão, especialmente se acabar a bateria no meio de uma conversa importante. Por isso, lembre-se de que é possível acessar essa ferramenta via web.

 

O WhatsApp tem tudo para auxiliar no desenvolvimento do seu negócio

 

Ainda mais se levarmos em conta a importância da abordagem omnichannel, em que se torna fundamental não apenas utilizar todos os canais, mas sim, integrá-los.

 

Com um aliado de peso como o WhatsApp, conhecido por possibilitar uma comunicação rápida e instantânea, as suas estratégias de Marketing ganham força.

 

Por isso, quando se fala hoje em dia em presença digital, é necessário ter um site, um registro de domínio, mas também ficar atento para a utilização de outros tipos de ferramentas. E o WhatsApp Business é uma delas

Fonte: Paulo Marques Notícias

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