Logomarca Paulo Marques Notícias

03/12/2020 | 06:08 | Geral

Chuva e vento forte deixam 50 mil clientes sem luz e causam transtornos no Estado

Temporal começou por volta das 20h na capital gaúcha

Temporal começou por volta das 20h na capital gaúcha
São Vicente do Sul teve registro de destalhamento de casas - Defesa Civil de São Vicente do Sul / Divulgação

A chuva forte da noite desta quarta-feira (2) causa transtornos em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

 

De acordo com o último balanço da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), divulgado às 23h45min, 50 mil clientes estão sem luz nesta noite, 45 mil em Porto Alegre. No auge do temporal, pouco antes das 21h, o número chegou a 100 mil. 


Na Capital, há registro de falta de luz principalmente em parte dos bairros Floresta, Menino Deus, Moinhos de Vento, Bela Vista, Cidade Baixa, Bom Fim, Auxiliadora, Azenha, Independência, Aparício Borges e Belém Velho.


Conforme o Corpo de Bombeiros, não houve registros graves em Porto Alegre. Na Rua Carlos Trein Filho, uma árvore caiu em cima de uma casa, mas ninguém ficou ferido.

 

Por causa do volume de água, parte do forro de uma academia caiu na Avenida Coronel Lucas de Oliveira. Na Rua Mariante, foi registrada queda de árvore na via, mas não há transtornos aos motoristas, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

 

Estragos pelo Estado


No Interior, o vendaval danificou cerca de cem casas em Coronel Bicaco, na Região Noroeste. Conforme a Defesa Civil do RS, já foram distribuídos 600 metros de lona para auxiliar a comunidade. Não há registro de feridos ou desabrigados.

 

Em Nova Ramada, também no Noroeste do RS, o temporal danificou residências e veículos. Em São Vicente do Sul, na Região Central, o vendaval deixou  residências e prédios públicos danificados. Em Santiago, também na Região Central, foram registrados alagamentos, queda de árvores e falta de energia. Um galpão na área rural ficou destruído. Há relato de danos materiais também em Fontoura Xavier, no Norte gaúcho.

 

A Defesa Civil do Estado não tinha registro de pessoas feridas, desabrigadas ou desalojadas.

 

Mais cedo, a Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas intensas, possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento em todo o Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. O aviso reforçou a informação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da noite de terça (1º), para o risco de rajadas de vento com até 60 km/h em diferentes regiões. A ventania é causada pela formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Oeste do Estado.

 

Nesta quinta-feira (3), há condições para chuva em todo o Rio Grande do Sul. As precipitações devem ocorrer a qualquer hora do dia, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento acima de 60 km/h. 

 

Nas regiões Norte e Noroeste do RS, além da chuva, não está descartada queda de granizo. O maior acumulado de quinta, 57 mm, está previsto para Marcelino Ramos, no norte gaúcho. Conforme a Somar Meteorologia, esse volume representa 35% da chuva esperada para o mês no município.

O vídeo enviado por um internauta, mostra o alagamento de uma residência no município de Alegria.

Fonte: GZH
Mais notícias sobre GERAL