Facebook Instagram X WhatsApp


| 05:14 | Esporte 4 min de leitura

Grêmio elimina Guaraní-PAR e garante vaga para encarar o Santos nas quartas da Libertadores

Vitória com gols de Ferreira e Rodrigues na Arena na noite desta quinta (3) confirmou classificação tricolor

Compartilhar:
Vitória com gols de Ferreira e Rodrigues na Arena na noite desta quinta (3) confirmou classificação tricolor
Silvio Avila / POOL/AFP

O Grêmio não precisou de muito esforço para vencer o Guaraní-PAR por 2 a 0, nesta quinta (3), na Arena, com gols de Ferreira e Rodrigues. Com time misto, o Tricolor se mostrou superior e fez com que o duelo de volta das oitavas da Libertadores parecesse um treino, tamanha a facilidade para derrotar novamente a equipe paraguaia (havia feito 2 a 0 na ida). 


Com a classificação, o clube garante a premiação de 1,5 milhão de dólares (quase R$ 8 milhões) e vai enfrentar o Santos nas quartas de final. Na escalação, o técnico Renato Portaluppi surpreendeu ao preservar diversos jogadores. Dos titulares indiscutíveis, começaram o jogo apenas Vanderlei, Jean Pyerre e Pepê. Luiz Fernando, que iria iniciar a partida, sentiu dores no aquecimento e Ferreira foi a campo no seu lugar.

 

Quando todos os jogadores já estavam no gramado da Arena, surgiu um impasse: os uniformes de Grêmio e Guaraní tinham cores parecidas. Por conta disso, a equipe paraguaia e o trio de arbitragem tiveram de voltar aos vestiários para trocar de camisas. Assim, a partida iniciou com oito minutos de atraso.


E logo no início do jogo o Grêmio aproveitou erro na saída de bola do Guaraní e Pepê tocou para Jean Pyerre, que deu um lindo passe para Cortez, aberto pela esquerda. O lateral cruzou para Ferreira, que só teve o trabalho de escorar para o gol, com apenas 2 minutos. O árbitro chegou a marcar impedimento, mas com a ajuda do VAR validou o gol.

 

Apesar de o Guaraní precisar do resultado, só dava Grêmio. Primeiro, Pepê foi lançado por Jean Pyerre, mas errou na hora da definição. Depois, aos 13, Cortez cruzou e Churín quase ampliou. No minuto seguinte, Ferreira recebeu na área e chutou para fora. 


Era pressão gremista, que apertava a marcação no campo de ataque e não deixava o Guaraní passar do meio-campo — o que só foi acontecer aos 23 minutos de jogo, com um chute para fora, longe da meta de Vanderlei.

 

Na segunda metade da etapa inicial, o Grêmio desacelerou e o Guaraní conseguiu atacar. As melhores chances do time visitante saíram por cima. Aos 27 minutos, Baéz recebeu belo cruzamento de Maná e cabeceou por cima do gol. Depois, foi a vez de Domínguez cabecear e obrigar Vanderlei a fazer grande defesa. Já nos acréscimos, Jean Pyerre precisou ser substituído com dores e vira preocupação para a sequência de jogos do Grêmio.


Na volta ao segundo tempo, o Guaraní começou marcando forte e, em dois minutos, o árbitro precisou aplicar dois cartões amarelos em jogadores da equipe paraguaia por faltas duras em Pepê. Nada que tenha parado o Tricolor, que queria definir logo a vitória. 

 

Aos 7, Ferreira deu belo passe para Lucas Silva dentro do área. Mas o volante, cara a cara com o goleiro, chutou forte em cima de Gaspar Servio. A resposta do Guaraní-PAR veio alguns minutos mais tarde, de longe, em belo chute de Rodrigo Fernández, que obrigou Vanderlei a fazer grande defesa.


O Grêmio chegou a balançar as redes mais uma vez, com Isaque, aos 18 minutos, mas novamente com auxílio do VAR a arbitragem anulou o gol tricolor. Na tentativa de retomar o controle do meio-campo, Renato mandou a campo Maicon e Pinares nas vagas de Darlan e Ferreira. Logo o time chegou com perigo, mas Churín chutou para fora.


Nos minutos finais, ainda entraram Diego Souza e Guilherme Azevedo nos lugares de Churín e Pepê. O Guaraní ainda teve Miguel Benítez expulso e, no último lance, Diego Souza escorou para Rodrigues ampliar para 2 a 0. Assim, o Grêmio chegou ao seu 15º jogo seguido sem perder. Neste período, foram 12 vitórias e apenas três empates.

 

O Tricolor volta a campo domingo, às 16h, novamente na Arena, para enfrentar o Vasco pela 24ª rodada do Brasileirão. Na Libertadores, o jogo contra o Santos será na semana que vem, mas ainda não tem data e horário definidos pela Conmebol.

 

Libertadores — oitavas de final (volta) — 3/12/2020

 

GRÊMIO (2)
Vanderlei; Orejuela, David Braz, Rodrigues e Cortez; Lucas Silva, Darlan (Maicon, 28'/2ºT); Ferreira (Pinares, 28'/2ºT), Jean Pyerre (Isaque, 46'/1ºT), Pepê (Guilherme Azevedo, 36'/2ºT); Diego Churín (Diego Souza, 36'/2ºT).
Técnico: Renato Portaluppi

 

GUARANÍ-PAR (0)
Gaspar Servio; Tripicchio (Villalba, int.), Romaña, Javier Báez e Miguel Benítez; Ángel Benitez (Merlini, 32'/2ºT), Rodrigo Fernández, José Florentin (Fernando Fernández, int.); Nicolás Maná, Cecilio Domínguez; Bobadilla (Guillermo Benítez, 44'/2ºT).
Técnico: Gustavo Costas

 

Gols: Ferreira (Gr), aos 2min do 1º tempo, e Rodrigues (Gr), aos 52min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Florentín, Villalba, Báez e Rodrigo Fernández (Gu), Isaque (Gr)
Cartão vermelho: Miguel Benítez (Gu)
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Arbitragem: Wilmar Roldan, auxiliado por Dionisio Ruiz e Miguel Roldan. VAR: Andres Rojas (quarteto colombiano)

 

Próximo jogo
Brasileirão — 24ª rodada
6/12/2020 — 16h
Grêmio x Vasco

Fonte: GZH

Mais notícias sobre ESPORTE
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade