Logomarca Paulo Marques Notícias

30/05/2021 | 11:53 | Geral

Tornado foi responsável por destelhamentos e tombamento de caminhão no Oeste de SC, diz Defesa Civil

Município de Campos Novos decretou situação de emergência. Dez famílias precisaram ir para a casa de parentes

Município de Campos Novos decretou situação de emergência. Dez famílias precisaram ir para a casa de parentes
Caminhão tomba com força do vento em Campos Novos - CBM/Divulgação

Um tornado foi o responsável por causar os estragos no Oeste catarinense registrados no final da noite de sexta-feira (28) e madrugada deste sábado (29), segundo a Defesa Civil. O município mais atingido foi Campos Novos, que decretou situação de emergência.

 

De acordo com os dados da Defesa Civil, que estão em atualização, 256 residências foram afetadas em seis bairros, dez famílias precisaram ir para a casa de parentes e 20 indústrias foram afetadas.

 

O fornecimento de luz e água na região também foi prejudicado.


A Defesa Civil alerta que temporais ainda podem ocorrer até o final da noite deste sábado na área.


Estragos


Em Campos Novos, as rajadas passaram de 123 km/h, segundo a Defesa Civil.

 

O caminhão que tombou estava estacionado em um posto de combustível, que também teve parte da fachada arrancada pelo vento. Isso ocorreu também em Campos Novos.


Foram registrados também quedas de postes e de estruturas metálicas.

 

O Corpo de Bombeiros foi chamado em Campos Novos e precisou cortar árvores que caíram nas ruas. Os socorristas entregaram lonas às famílias afetadas.

 

Os bairros mais atingidos foram Ernesto Zortea, Cohab Boa Vista e Distrito Industrial. Os bombeiros receberam relatos de que houve feridos, mas as próprias pessoas foram ao hospital, não foram levados pelos socorristas.

 

Falta de luz


Em toda a região de Videira, 62.822 unidades consumidoras ainda estavam sem luz até 18h deste sábado, de acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

 

A empresa também afirmou que está trazendo de São Paulo, de forma emergencial, geradores a diesel. Os equipamentos devem chegar na tarde de domingo (30) e vão atender as subestações em Fraiburgo e Caçador.

 

Em Campos Novos, Brunópolis e Monte Carlo, o vendaval provocou a queda de postes e arremessou materiais contra a rede elétrica, o que prejudicou o fornecimento de luz. Equipes de emergência da Celesc continuavam em campo até a publicação desta reportagem para atender a esses casos.
Durante o vendaval, quatro torres de transmissão da energia elétrica da área foram derrubadas pelo vento.

 

Foram prejudicadas as cidades de Videira, Caçador, Fraiburgo, Matos Costa, Timbó Grande, Calmon, Lebon Régis, Rio das Antas, Macieira, Salto Veloso, Arroio Trinta, Tangará, Ibiam e Campos Novos.

 

“Essas torres não são de propriedade da Celesc, elas compõem a rede básica de transmissão, mas a Celesc está prestando todo o apoio à empresa transmissora”, afirmou a presidente interina da empresa, Claudine Anchite.

 

A Celesc priorizou hospitais e postos de saúde da região e forneceu óleo para os geradores desses locais, segundo a presidente interina.

 

Abastecimento de água


A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou que sistemas de abastecimentos de alguns municípios nas regiões Oeste e Vale do Itajaí estão comprometidos por causa dos temporais e falta de energia em alguns lugares do estado.

 

A falta de energia elétrica prejudica o fornecimento de água para Lebon Régis e Timbó Grande, no Oeste, cidades próximas a Videira. O abastecimento pode ser afetado até segunda (31).

 

Ainda nessa região, Calmon, Matos Costa e Rio das Antas estão sem fornecimento de água, assim como parte de Pinheiro Preto.

 

Mais a Oeste, em Salete, o fornecimento de água também está prejudicado, com previsão de retorno gradativo até a tarde de domingo.
Pouso Redondo, no Vale do Itajaí, apresenta prejuízos, mas abastecimento está sendo parcialmente mantido.

Fonte: G1
Mais notícias sobre GERAL