Logomarca Paulo Marques Notícias

05/11/2014 | 20:11 | Política

Mendes Ribeiro Filho está internado em estado grave em Porto Alegre

Ex-deputado e ministro, que sofre de câncer, está no Complexo Santa Casa

Ex-deputado e ministro, que sofre de câncer, está no Complexo 

Santa Casa
Mendes Ribeiro Filho deixou o Ministério da Agricultura em 2013 (Foto: Érico Andrade)
O ex-deputado federal e ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho (PMDB) está internado em estado grave no Hospital São José, no Complexo Santa Casa, em Porto Alegre. O político, que sofre de câncer, foi internado na última sexta-feira (31) e está em coma induzido devido a convulsões, de acordo com sua assessoria.
"Ele continua lutando, mas a situação clínica está um pouco mais complicada", diz a esposa, a advogada Fernanda Nunez Mendes Ribeiro, que tem esperanças de que o marido se recupere. "Ele sempre nos surpreendeu, e sempre surpreendeu os médicos. As recuperações dele sempre foram milagrosas", afirma.
Mendes Ribeiro Filho luta contra o câncer desde 2007, quando recebeu o diagnóstico de um tumor no cérebro. No mesmo ano, se recuperou completamente da doença, que, no entanto, voltou a acometê-lo quatro anos mais tarde.
Após ser submetido a uma cirurgia e a um novo tratamento, o ex-ministro se recuperou novamente. Porém, em 2012, os médicos voltaram a diagnosticar o tumor, e Mendes Ribeiro voltou à sala de operações no final do ano. No início de 2003, passou por radioterapia e, em março, deixou o Ministério da Agricultura.
"Ele vinha se recuperando muito bem até dezembro e janeiro. De lá para cá, começou a ter algumas dificuldades motoras, mas os exames não apontavam a volta da doença", conta Fernanda. A partir de maio, Mendes Ribeiro começou a ter de usar cadeira de rodas e passou por um tratamento de recuperação física, que não teve resultados específicos.
O tumor voltou a ser diagnosticado após o político sofrer uma pneumonia. Na última sexta-feira (1), dois dias após ter participado, de uma sessão solene na Assembleia Legislativa gaúcha que lembrou os 25 anos da promulgação da Constituição Estadual, voltou a ser internado.
Fonte: G1
Mais notícias sobre POLÍTICA