Publicidades

08/06/2021 | 21:46 | Geral

Temporal de Granizo atinge Noroeste Gaúcho com maior intensidade em Horizontina

Município de Horizontina foi que registrou a maior precipitação de granizo que chegou a acumular

Divulgação

Temporal de granizo atinge o Noroeste gaúcho. As áreas de instabilidade responsáveis pela chuva nos três estados do Sul do Brasil nesta terça-feira trouxeram granizo em locais do Noroeste do Rio Grande do Sul. Nuvens carregadas cobriram a região e favoreceram a ocorrência do fenômeno e de descargas elétricas.


O município que mais registrou granizo foi Horizontina. As pedras de gelo chegaram até mesmo a acumular em diferentes pontos, tal a quantidade de granizo que caiu na cidade do Noroeste gaúcho. Não há relatos de danos, uma vez que o granizo que se precipitou na região foi de pequeno tamanho.


De acordo com a meteorologista Estael Sias da MetSul Meteorologia, o granizo na região Noroeste do Estado foi favorecido por uma área de baixa pressão.

 

Estael explica que uma área de baixa atuou sobre o território gaúcho ao longo desta terça, favorecendo formação de nuvens carregadas que trouxeram chuva localmente forte e temporais isolados como se viu no Noroeste gaúcho.


“As imagens de satélite mostravam na animação o claro giro de uma espiral de nuvens sobre o Rio Grande do Sul que é típico da atuação de um centro de baixa pressão”, destacou Estael.

 

A previsão da MetSul é de tempo instável no Sul do Brasil ainda nesta quarta e durante a quinta. A instabilidade deve diminuir amanhã, entretanto voltará a ganhar força na quinta com chuva generalizada e que deve ser localmente forte.

 

Por isso, na quinta há chance de novas ocorrências de temporais de granizo no Sul do país, apesar do risco maior no dia ser chuva forte e não tempo severo. Os acumulados de precipitação na quinta-feira podem ser altos em pontos dos estados do Sul do Brasil.


Na sexta, ar mais seco e de alta pressão vai ingressar e proporcionar a melhora do tempo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Isso vai levar a um fim de semana com sol e temperatura mais baixa durante a noite, apesar das tardes amenas a agradáveis.

Fonte: Metsul

Mais notícias desta categoria

Publicidades