Publicidades

13/07/2021 | 10:13 | Cultura

No dia do Rock a Rádio Colonial faz homenagem com integrantes das bandas Macacos de Bermuda e Consoais & Vogantes

Banda Consoais & Vogantes lança a música O Cheiro do Céu

Paulo Marques Notícias

O Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente em 13 de julho no Brasil.

Esta data é uma homenagem ao estilo musical do Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX.

Os grupos de rock, geralmente, são formados por um cantor, um baixista, um ou dois guitarrista e um baterista.

Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências que são até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de lutar pela “liberdade de expressão”.

Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, esta data é comemorada especialmente no Brasil, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990 que consagraram o dia 13 de julho como Dia do Rock.

Os americanos, por exemplo, preferem celebrá-lo no dia 9 de julho.

Durante o Dia do Rock, nas principais cidades brasileiras são organizados eventos com shows de importantes artistas representantes do rock n’ roll nacional e internacional.

Origem do Dia Mundial do Rock


Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.

O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.

O evento contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou na Inglaterra e nos EUA), Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros.

O show foi transmitido ao vivo para diversos países. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock.

Aqui em Três de Maio, duas bandas interpretam o Rock Nacional e Internacional, e suas próprias composições. As bandas Macacos de Bermuda, que já tem 21 anos de estrada, e Banda Consoais e Vogantes.

No programa Rádiojornalismo da Rádio Colonial Fm na manhã de hoje (13), Elisando Weise da Macacos de bermuda, e Francis Severo e Luiz Teló da Consoais & Vogantes, foram os convidados para falar um pouco sobre o rock e também para tocar e cantar para ouvintes da emissora, que foicaram emocionados ao ouvirem a entrevista especial.

No vídeo abaixo, é possível conhecer o lançamento da Banda Consoais & Vogantes, a música O Cheiro do Céu, lançada hoje pela do youtub e na Rádio Colonial Fm 94,7. A letra é uma composição em homenagem ao saudoso Vinicius Severo, que faleceu em um acidente ocorrido em janeiro de 2020 em Santa Rosa, após um pouso mal sucedido de paraquedas. 

Fonte: Paulo Marques Notícias

Mais notícias desta categoria

Publicidades