Logomarca Paulo Marques Notícias

22/07/2021 | 12:40 | Cultura

Documentário que conta a história de Noel Guarany estreia nesta sexta-feira

?Minhas Andanças? traz relatos de pessoas que conviveram com um dos principais nomes da música missioneira

?Minhas Andanças? traz relatos de pessoas que conviveram com um dos principais nomes da música missioneira
Divulgação/Minhas Andanças

Estreia nesta sexta-feira, 23, às 20h, na internet, o documentário “Minhas Andanças”, que conta a história do Tronco Missioneiro Noel Guarany. O vídeo, de 50 minutos, reúne depoimentos, documentos e imagens que ajudam a ilustrar a trajetória artística de um dos principais nomes da música missioneira.

O projeto teve início a partir de uma dissertação de mestrado do músico e historiador David Cunha, um admirador de Noel, que vive em Porto Alegre. Em entrevista para a São Luiz, David contou que sempre teve apreço pelo artista e que quando foi escolher o tema do trabalho decidiu reunir as duas paixões: a história e a música.

A ideia do documentário veio logo em seguida e contou com a parceria do amigo Tiago Rodrigues, que é o diretor do filme. Somam-se à equipe o produtor Leonardo Gadea e o assessor de imprensa Mauricio Macedo, os quais ajudaram na formatação deste trabalho de pesquisa. A filha caçula de Noel, Laura Guarany, também teve participação importante.

O documentário reúne entrevistas da viúva Neidi Fabricio, a qual deu acesso a um amplo acervo de reportagens sobre o músico; depoimentos do letrista João Sampaio (um dos parceiros artísticos), de Jorge Guedes, do ex-governador Olívio Dutra, entre outros.

Noel “sempre foi rebelde, cantava contestando, opinando e não só para agradar”, avalia David. Essa identidade de um “cidadão que se posicionava, que tinha visão social da arte, de um gaúcho sem fronteiras” dão o tom do documentário.

A live será pelo canal Gadea Produções, às 20h, mas antes, às 19h, o grupo que construiu o documentário já estará reunido para falar sobre o filme. Para acompanhar a transmissão acesse este link ou a página no Facebook Minhas Andanças, que também traz mais histórias sobre o documentário, que no futuro deve se transformar em livro.

Fonte: Rádio São Luiz
Mais notícias sobre CULTURA