Publicidades

11/09/2021 | 06:00 | Cultura

Chama Crioula na 20ª Região Tradicionalista é gerada junto ao Salto do Yucumã

Divulgação

A geração da Chama Crioula, ato que dá início oficial aos Festejos Farroupilhas 2021 na 20ª Região Tradicionalista, foi realizada na tarde desta sexta-feira (10/09) no Salto do Yucumã, um dos principais cartões postais do Rio Grande do Sul, no município de Derrubadas. O salto é considerado um dos maiores quedas d’água longitudinais do mundo, com quase dois quilômetros de extensão.

No início da manhã deste sábado (11/09), na praça Dorival Rigodanzo ocorre a distribuição da Chama Crioula para os Centros de Tradição Gaúcha de toda a região. 

Na noite de hoje (10/09) também está sendo realizado no CTG Veteranos da Tradição jantar com homenagem póstuma a tradicionalistas indicados pelos CTG’s da região. São lideranças que, em vida, marcaram de forma significativa, com participação e dedicação, a preservação das tradições gaúchas em seus municípios e entidades.

O CTG Tropeiros do Buricá homenageia neste ano o seu ex-vice Patrão, Sr. Ludovico Turra pelos relevantes serviços prestados ao movimento tradicionalista.

Na sequência, será realizado show com Capitão Faustino e a presença de talentos regionais, como o cantor nativista e missioneiro, Valdomiro Maicá.

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha - a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

Fonte: Rádio Colonial

Mais notícias desta categoria

Publicidades