Publicidades

08/01/2022 | 05:22 | Geral

Modelo meteorológico dos EUA indica calor de quase 50ºC no RS na próxima semana

Reprodução internet

O Rio Grande do Sul poderá registrar um calor histórico e até então inimaginável no fim da próxima semana. Segundo a MetSul Meteorologia, o modelo meteorológico americano GFS projeta máximas perto de 50ºC no Rio Grande do Sul, Centro da Argentina e no Uruguai. Seria um recorde nacional. 

O motivo do calorão é que uma massa de ar seco e quente vai ganhar força pelo Estado. Saindo da Argentina, o fenômeno entrará no Rio Grande do Sul pela Fronteira Oeste, atingindo principalmente as regiões Oeste e Noroeste. 

De acordo com a MetSul, modelo é uma ferramenta da previsão do tempo, com dado bruto, e não a previsão do tempo final, feita por meteorologista. A empresa de meteorologia explica ainda que o modelo meteorológico representa um conjunto de projeções feitas por supercomputadores que processam bilhões de cálculos a partir de equações matemáticas, realizadas cada número de determinado de horas a partir de observações meteorológicas do mundo inteiro por satélites, estações de superfície e da atmosfera e sondagens realizadas por balões meteorológicos. 

Nesse cenário, é preciso estar atento aos riscos para a saúde e também aos riscos ambientais. É preciso tomar muita água, evitar o sol principalmente na parte da tarde e não dispensar o filtro solar. O ar deve ficar seco e atingir níveis de atenção nas horas mais quentes do dia, abaixo dos 30% — segundo a OMS, o ideal para a saúde humana é 60%.

Fonte: Rádio Colonial FM

Mais notícias desta categoria

Publicidades