Logomarca Paulo Marques Notícias

18/05/2022 | 18:34 | Geral

'Coloquei o cinto e esperei tombar', diz motorista de caminhão derrubado por vento em SC

Lucas Faust precisou de ajuda para sair do veículo depois do acidente. Polícia Militar Rodoviária flagrou o momento em que o veículo tombou, em Bom Jardim da Serra.

Lucas Faust precisou de ajuda para sair do veículo depois do acidente. Polícia Militar Rodoviária flagrou o momento em que o veículo tombou, em Bom Jardim da Serra.
Caminhão tombou com a força do vento em SC - PMRv/Divulgação

O motorista do caminhão que tombou com a força do vento (assista ao vídeo acima) na Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra contou que sentiu que o veículo seria derrubado. "Começou a balançar, então coloquei o cinto e esperei tombar", relatou Lucas Faust, de 24 anos. Ele não ficou ferido.

O acidente ocorreu às 23h45 de terça-feira (17), conforme o motorista. "Os policiais me pediram para parar, pois tinha gelo e obstáculos na pista. Então pediram para eu estacionar próximo à parede, mas não consegui chegar dentro do estacionamento. Como vi que iria tombar, prendi bem o cinto e me segurei bem. Mas, mesmo assim, mexeu bastante", contou.

Lucas também disse que ficou assustado porque "o barulho foi alto". Apesar de não ter ficado ferido a ponto de precisar de um hospital, ele afirmou que o corpo ficou dolorido. Após o acidente, ele foi socorrido.

  • "Os policiais foram rápidos e me ajudaram a sair pela porta do motorista, pois estava com risco de tombar de novo", contou.

O motorista disse que nunca havia sofrido um acidente de tombamento, apenas de colisão traseira. Ele é de São Ludgero, no Sul catarinense, e trabalha entregando laje moldada de isopor.

No momento do acidente, o baú do caminhão estava vazio. "Tinha feito a entrega em Concórdia [no Oeste catarinense] e estava retornando para ir embora", contou.

Acidente
De acordo com a PMRv, a velocidade do vento na estação meteorológica da cidade atingiu 157 km/h.

A Serra do Rio do Rastro chegou a ser fechada na manhã desta quarta. Em comunicado, a PMRv afirmou que o trecho da SC-390 voltou a ser aberto por volta das 7h20. Caminhões, no entanto, não foram autorizados a passar pelo local por conta do risco de novas rajadas de vento nesta quarta. A liberação total ocorreu por volta das 14h desta quarta.

Ocorrências no Litoral Norte
Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, um outdoor caiu e atingiu uma casa na noite de terça-feira (18). Já em Camboriú, na mesma região, uma placa cedeu e uma árvore foi derrubada com a força da ventania.

Tempestade
A tempestade subtropical Yakecan, fenômeno atinge Santa Catarina desde terça-feira (17), pode provocar rajadas de vento acima de 100 km/h em cidades do Planalto Sul e litoral até quinta-feira (19).

O risco é alto e muito alto para ocorrências associadas aos ventos. Já a previsão de neve continua para Santa Catarina nesta quarta. Segundo a Epagri/Ciram, o fenômeno pode ocorrer nas partes mais altas do Oeste e Norte catarinenses.

Nesta quarta, a Serra também registrou neve. Na terça-feira, as cidades de Lages, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Rio Rufino e São Joaquim, na Serra catarinense, registraram neve pela primeira vez em 2022.

Fonte: G1
Mais notícias sobre GERAL