Com o intuito de buscar oferecer sempre um atendimento de qualidade aos
clientes, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio elaborou um cronograma de capacitações para os profissionais das áreas administravas e de
enfermagem que atuam no serviço de Urgência /Emergência. Durante quatro encontros, realizados nos dias 26 de novembro, 3, 10 e 17 de dezembro, o principal tema abordado
foi o acolhimento.
“O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços
de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários”, explica o gerente
assistencial do HSVP, Paulo Cesar Pich.
A atitude do acolhimento é uma das diretrizes de maior relevância ética/estética/política
da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Este foi o assunto abordado por Ivete Kreutz, nutricionista, mestre em
Educação nas Ciências e apoiadora da política na 14ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), durante o último dia de capacitação,
no dia 17. Segundo ela, o acolhimento deve estar presente em todos os processos de produção da saúde.
Além da presença dos
profissionais do HSVP, também esteve presente em cada um dos encontros representantes do Conselho Municipal de Saúde, entre eles o presidente Gerson Rodrigues. “Nosso
objetivo com esta capacitação é melhorar o acolhimento, o encaminhamento e o atendimento dos pacientes que procuram o serviço de Urgência/Emergência
da nossa Instituição”, completa Paulo Pich.