Facebook Instagram X WhatsApp


| 07:31 | Geral 3 min de leitura

Domingo de eleições será abafado e com risco de temporal no Rio Grande do Sul

Frente fria que começa a chegar ao Estado faz aumentar o volume de precipitações

Compartilhar:
Frente fria que começa a chegar ao Estado faz aumentar o volume de precipitações
Amanhecer de domingo (30) na Capital com tempo firme - Ronaldo Bernardi / Agência RBS

Quem gosta do calor deve aproveitar ao máximo este sábado (29) e domingo (30) de altas temperaturas no Rio Grande do Sul. Isso porque, apesar de a previsão indicar um final de semana de calorão na maior parte das regiões do Estado, o clima de verão não vai durar muito tempo. A expectativa é de que uma frente fria chegue ao Estado no fim da tarde de domingo (30), levando a uma queda drástica nas temperaturas que deve se estender durante toda a semana, com risco de geada e neve em algumas regiões. 

O frio que começará a ser sentido no domingo, contudo, só vem após um dia de calor intenso, com direito a sensação de abafamento. Em Porto Alegre, os termômetros podem chegar a 32°C. A temperatura mais alta prevista para o Estado, porém, é de 34°C, nas cidades de São José do Sul, Alto Feliz e Lagoa do Sul. 

Por conta do calor, o Rio Grande do Sul não escapará da chuvarada. Conforme  a meteorologista da Climatempo Fabiene Casamento, o dia de Eleições será marcado por precipitações volumosas em todas as regiões do Estado, com risco de temporais, incidência de raios e queda de granizo.  

— O perigo mesmo é a chuva. Antes do frio, vai ter muita água para cair — diz Fabiene, alertando que o excesso de chuva poderá causar transtornos no Estado. — A frente fria chega no domingo, mas o dia será abafado. Até começa a esfriar no final da tarde, mas frio mesmo fará na segunda-feira — detalha.  

Em Porto Alegre, na segunda-feira (31), a chuva permanece e os termômetros não devem passar dos 18°C — uma queda drástica em relação aos 32°C previstos para o domingo. A temperatura seguirá caindo na Capital na terça (1°), quando a mínima será de 7°C e a máxima de 16°C. Este será o dia "com mais cara de inverno" da semana no Estado, conforme a meteorologia. Na Serra, poderá, inclusive, nevar. 

Já na quarta-feira (2), as temperaturas começam a dar um aceno de volta à normalidade, mas a sensação de friozinho ainda permanecerá por mais alguns dias. A máxima na Capital será de 21°C, com mínima podendo chegar aos 9°C. Calorão mesmo, somente na semana seguinte.  

— Deve voltar a esquentar no início da segunda semana de novembro. O mês terá outras frentes frias, mas a desta semana é a que será mais intensa, parecendo inverno. Ainda assim, novembro deve fechar mais quente do que o normal na região Centro-Oeste do Estado — diz Fabiene. 

O inverno fora de época previsto para esta semana se dá em razão de uma frente fria continental que passará pelo sul do país em direção a Rondônia. Atrás da frente fria vem uma massa de ar polar que vai baixar as temperaturas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, e também no Mato Grosso do Sul e na metade sul de São Paulo, mas com menor intensidade. 

Fonte: GZH

Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade