Facebook Instagram X WhatsApp


| 05:20 | Geral 5 min de leitura

Inmet alerta para temperatura acima da média nesta quarta no RS e máxima pode chegar aos 39ºC

Aviso meteorológico é válido para os próximos dias

Compartilhar:
Aviso meteorológico é válido para os próximos dias
Segundo a previsão do tempo, a semana continuará quente no RS - André Ávila / Agencia RBS

A quarta-feira (25) será muito quente no Estado, com tempo firme em quase todo o território gaúcho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre uma forte onda de calor sobre o RS. O aviso vale desde a terça-feira (24) — quando Quaraí e Uruguaiana, na Fronteira Oeste, marcaram 40,3ºC e 40,7ºC — e vai até o final da tarde de quinta (26). O aviso indica que, durante esse período, a temperatura fica cerca de 5ºC acima da média. Nesta tarde, Porto Alegre registrou 34ºC. 

A previsão indica chuva para alguns municípios da Serra, como Bom Jesus, e da Fronteira Oeste, como Uruguaiana. Na Campanha, o dia será marcado por ventania, com rajadas que podem chegar a 60 km/h. A umidade relativa do ar fica abaixo de 30% em praticamente todas as regiões do Estado. 

A temperatura mínima para o RS, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra: 13°C. A máxima pode chegar a 39°C, em cidades como Novo Tiradentes, no NorteQuevedos Pinhal Grande, ambos na Região Central. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 22°C e 36°C.

O motivo do calorão

Segundo a Climatempo, as condições climáticas do Rio Grande do Sul são influenciadas por fatores meteorológicos entre o Uruguai, o Paraguai e o norte da Argentina. Um exemplo disso é a massa de ar quente que está atuando no Estado e nos países vizinhos e faz com que as temperaturas fiquem elevadas.

Entre quinta e sexta-feira, uma nova frente fria deve avançar sobre o território gaúcho, provocando chuva. No entanto, o calor persistirá.  

Na quinta-feira, a previsão é de chuva forte em todas as regiões do RS. As rajadas de vento de podem chegar até 60 km/h no litoral gaúcho. Em São José dos Ausentes, na Serra, é esperada a temperatura mínima para o Estado: 14°C. A máxima, 40°C, ocorre em Alto Feliz, no Vale do Caí. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e37°C.

Estiagem continua

De acordo com um boletim emitido na segunda-feira (23) pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a situação da estiagem segue preocupante. Os volumes de precipitação esperados para os próximos dias serão pouco expressivos. Além disso, a onda de calor prevista para esta semana, poderá agravar a seca no Estado. Segundo o relatório atualizado da Defesa Civil do RS, 155 municípios já estão com situação de emergência.

Nesta terça-feira (24), choveu 0,6mm, em Santa Rosa, no Noroeste. Na quarta-feira (25), o volume médio deve ser de 8 mm em cidades como Uruguaiana, Itaqui e Quaraí, na Fronteira Oeste. Já na quinta-feira (26), os acumulados devem ser um pouco mais elevados: cerca de 12 mm. 

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta quarta-feira:

Região Metropolitana: a quarta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Esteio, os termômetros variam de 22°C a 36°C.
Campanha: a quarta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Candiota, os termômetros variam de 19°C a 28°C.
Fronteira Oeste: na quarta-feira, o sol aparece pela manhã. À tarde, ocorrem pancadas de chuva. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 25°C a 36°C.
Litoral Norte: a quarta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Torres, os termômetros variam de 23°C a 31°C.
Litoral Sul: a quarta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Rio Grande, os termômetros variam de 21°C a 30°C.
Região Central: a quarta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Santa Maria, os termômetros variam de 22°C a 36°C.
Região Noroeste: a quarta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Cruz Alta, os termômetros variam de 23°C a 33°C.
Região Norte: a quarta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Passo Fundo, os termômetros variam de 19°C a 33°C.
Região Sul: a quarta-feira será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Canguçu, os termômetros variam de 17°C a 27°C.
Serra: a quarta-feira será de tempo instável, com pancadas de chuva no decorrer do dia. Em Vacaria, os termômetros variam de 17°C a 31°C.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades nesta quarta-feira:

Porto Alegre: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 36°C.
Bagé: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 36°C.
Capão da Canoa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 33°C.
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 32°C.
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 32°C.
Lajeado: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 36°C.
Mostardas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 32°C.
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 33°C.
Pelotas: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 31°C.
Rio Grande: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 30°C.
São Borja: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 37°C.
Santa Cruz do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 36°C.
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 36°C.
Santa Rosa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 24°C e máxima de 39°C.
Torres: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
Tramandaí: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 32°C.
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 36°C.
Xangri-lá: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.

Fonte: GZH

Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade