Logomarca Paulo Marques Notícias

15/01/2014 | 19:18 | Saúde | Três de Maio

Cirurgias eletivas pelo SUS representam mais de 50% no HSVP

De 3.438 procedimentos, 1.812 foram atendidos pelo SUS em 2013

De 3.438 

procedimentos, 1.812 foram atendidos pelo SUS em 2013
Centro cirúrgico do HSVP conta com 4 salas bem equipadas (Foto: DM3 Publicidade)
O Centro Cirúrgico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, realizou, em 2013, 3.438 procedimentos. Destes, 1.812 foram provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a Oftalmologia a especialidade com o maior número de cirurgias (541), seguida da Ginecologia e Obstetrícia (519).
Somando todos os convênios, a especialidade que obteve mais procura em 2013 foi a Ginecologia e Obstetrícia (1.076), seguida pela Oftalmologia (868). Na sequência, Cirurgia Geral (675), Traumatologia (460) e Otorrinolaringologia (211) estão entre as mais executadas.
No ano passado, destacou-se, ainda, a Cirurgia Plástica, a qual teve um aumento significativo, se comparado a 2012. O maior número de procedimentos foi registrado nos meses de março, abril e outubro, com média de pouco mais de 300 cirurgias/mês.
Referência regional
O Centro Cirúrgico do HSVP conta com mais de 20 médicos cirurgiões e equipe de médicos anestesistas. Os médicos, em conjunto com os enfermeiros e técnicos, com qualificação específica na área, realizam cirurgias de pequena, média e alta complexidade em quatro salas cirúrgicas, com equipamentos de última geração. Há, ainda, uma farmácia interna, com medicamentos e materiais exclusivos, necessários para o atendimento das cirurgias 24 horas, além de um serviço específico para esterilização.
O HSVP é referência regional em pelo menos quatro especialidades. Na Ginecologia e Traumatologia atende procedimentos de média complexidade para a microrregião, que compreende os municípios de Três de Maio, Independência, Alegria, São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá e Nova Candelária. As cirurgias são realizadas de acordo com a complexidade credenciada e contratada.
A Oftalmologia é referência para 46 municípios, que compreendem a 14ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), de Santa Rosa e a 12ª CRS, de Santo Ângelo. A Instituição oferece cirurgias oftalmológicas de Facoemulsificação (cirurgia da catarata) e cirurgias gerais, como pterígio, sutura de córnea, glaucoma e de retina.
Na Otorrinolaringologia, atende mais de 90 municípios, compreendendo a 14ª CRS (Santa Rosa), 17ª CRS (Ijuí), 19ª CRS (Frederico Westphalen) e 15ª CRS (Palmeiras das Missões), realizando cirurgias de média complexidade, como: adenoidectomia, turbinoplastia e amigdalectomia.
A especialidade em Bucomaxilofacial também é referência em média complexidade para a 14ª CRS (Santa Rosa), compreendendo 22 municípios.
No que se refere às cirurgias gerais, o HSVP é referência em Urgência/Emergência para a microrregião (Três de Maio, Independência, Alegria, São José do Inhacorá, Boa Vista do Buricá e Nova Candelária), pela qual realiza diversas cirurgias eletivas, como hernirragia e apendicectomia.
Fonte: DM 3 Assessoria
Mais notícias sobre SAÚDE