Facebook Instagram X WhatsApp


| 06:43 | Geral 2 min de leitura

Rio Uruguai recua na Fronteira Oeste, mas ainda deixa 5,5 mil pessoas fora de casa em Uruguaiana

Defesa Civil orienta moradores a aguardarem para o retorno às residências

Compartilhar:
Defesa Civil orienta moradores a aguardarem para o retorno às residências
Em Itaqui, Rio Uruguai vem apresentando redução desde sexta-feira. - Prefeitura de Itaqui / Divulgação

O nível do Rio Uruguai em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, baixou mais de um metro desde sexta-feira e nesta segunda-feira (30) está em 10m74cm segundo dados do Serviço Geológico do Brasil. A marca ainda está acima da cota de inundação. Na quinta-feira (26), o rio chegou aos 12m15cm, naquela que é a segunda maior inundação da cidade conforme a Defesa Civil.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Uruguaiana, Paulo Woutheres, o número de pessoas fora de casa permanece o mesmo desde sexta-feira: são 5.220 desalojados e 320 desabrigados. A orientação do órgão é para que as pessoas ainda não retornem para suas casas, já que ainda há preocupação com a possibilidade de um novo aumento nos próximos dias.

— Em São Borja, que está acima de Uruguaiana, ontem (domingo) começou a crescer o rio e vai ter um reflexo aqui, provavelmente na quarta-feira — explica. 

Segundo Woutheres, a elevação em São Borja acontece devido à chuva dos últimos dias na região da cabeceira do Rio Uruguai em Santa Catarina e no Noroeste do Estado. Conforme o Serviço Geológico do Brasil, em São Borja houve elevação de 94cm do rio em 24 horas e chegou nesta segunda em 10m29cm. No município, a cota de inundação é de 9m.

A boa notícia é que em Itaqui, à montante de São Borja, o Rio Uruguai estava em 10m30cm nesta noite de segunda-feira. Durante a manhã, o nível era de 10m45cm. A tendência é que caia mais 11cm até às 11h desta terça-feira (30), segundo projeção da Defesa Civil da cidade.

Mesmo com a possibilidade de novo aumento em Uruguaiana, a Defesa Civil da cidade considera que não deve ser tão expressivo como o que ocorreu na última semana. 

— Estamos com todas as equipes mobilizadas e informando para quem está fora de casa não voltar sem anuência nossa. Quem está em abrigo só vai retornar com a autorização da Defesa Civil para voltarem em segurança — aponta Woutheres. 

Fonte: GZH

Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade