Facebook Instagram X WhatsApp


| 05:15 | Geral 2 min de leitura

Governo israelense aprova acordo com o Hamas para libertar 50 reféns

Mulheres e crianças serão liberadas ao longo de quatro dias, conforme comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu

Compartilhar:

Após semanas de negociações, Israel e o Hamas chegaram nesta terça-feira (21) a um acordo que prevê a libertação de 50 reféns mantidos pelo grupo terrorista na Faixa de Gaza desde o ataque de 7 de outubro. Em troca, o governo israelense se comprometeu em interromper os ataques aéreos e terrestres na Faixa de Gaza por até cinco dias e a soltar cerca de 150 palestinos detidos em Israel.

Pelo acordo, serão libertados 30 crianças, oito mães e outras 12 mulheres. Eles devem ser soltos em etapas e encaminhados pela Cruz Vermelha para seis hospitais em Israel. A expectativa é que a primeira leva seja libertada na quinta-feira (23).

O acordo foi aprovado no fim da noite desta terça-feira (horário de Brasília) pelo gabinete de guerra israelense. Com o aumento da pressão interna e externa e notícias de possíveis mortes de reféns, Israel, que rechaçava a ideia de acordo, mudou de postura. 

"O governo de Israel está comprometido com a tarefa de trazer todos os sequestrados para casa. Na noite de hoje (terça-feira), o governo aprovou as linhas gerais para o primeiro passo para atingir esse objetivo, segundo o qual pelo menos cinquenta reféns – mulheres e crianças – serão libertados ao longo de quatro dias, durante os quais haverá uma pausa nos combates", diz o comunicado do escritório do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. "Para cada 10 reféns a mais que forem libertados, haverá mais um dia de pausa nos combates."

Horas antes da reunião do gabinete, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu havia pedido apoio ao acordo em um pronunciamento em rede de TV.

“Decisão correta”

No pronunciamento, Netanyahu disse que o acordo era uma decisão “difícil, mas correta”. Ele salientou, no entanto, que isso não significa o fim da operação em Gaza.

— Nós não vamos parar depois do cessar-fogo. Quero esclarecer: estamos em guerra, continuaremos em guerra até atingirmos todos os nossos objetivos. Destruiremos o Hamas, devolveremos todos os nossos sequestrados e desaparecidos — afirmou o primeiro-ministro.

Também nesta terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também mostrou estar otimista com a perspectiva de um acordo que permitisse a libertação de parte dos reféns. 

— Estamos muito, muito perto. Podemos levar alguns desses reféns para casa muito em breve — disse.

A guerra chegou ontem ao 46º dia. Na semana passada, Netanyahu já havia declarado que um acordo com o Hamas estava mais próximo. As negociações foram mediadas por Estados Unidos e Catar.

Fonte: GZH

Mulheres e crianças serão liberadas ao longo de quatro dias, conforme comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu
Fumaça sobe após ataque israelense em Gaza nesta terça-feira. - JOHN MACDOUGALL / AFP
Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade