Facebook Instagram X WhatsApp


| 07:15 | Geral 7 min de leitura

Ciclone extratropical na Argentina influenciará tempo no RS durante o final de semana

Sábado será de sol. No domingo, haverá chuva em todo o Estado

Compartilhar:
Sábado será de sol. No domingo, haverá chuva em todo o Estado
Em Três de Maio, a temperatura mínima será de 22ºC e a máxima de 33ºC neste sábado. Paulo Marques Notícias

A passagem de uma frente fria, associada à ocorrência de um ciclone extratropical em alto-mar na Argentina, faz com que o tempo vire neste fim de semana no Rio Grande do Sul. No sábado (2), o sol e o calor predominam na maior parte do Estado. Já no domingo (3), a instabilidade toma conta do território gaúcho, e há alertas de temporal em diversas regiões.

O sábado será de tempo firme em quase todo o Rio Grande do Sul. A exceção é a Fronteira Oeste, o Sul e a Campanha, onde podem ocorrer pancadas de chuva não volumosas na segunda metade do dia, provocadas pelo deslocamento de uma instabilidade vinda do Uruguai.

O destaque vai para a temperatura, que tende a aumentar bastante, por conta da situação de calor pré-frontal. Esse fenômeno ocorre antes da chegada de uma frente fria e gera abafamento, pois o ar polar empurra o ar quente preexistente. A máxima do Estado será de 37ºC e ocorre em Novo Tiradentes, no Norte. A mínima será registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 13ºC. Em Porto Alegre, os termômetros oscilam entre 22ºC e 33ºC.

No domingo, o tempo vira e a instabilidade avança pelo território gaúcho. A passagem de uma frente fria, associada à ocorrência de um ciclone em alto-mar, na altura da província de Buenos Aires, na Argentina, cria condições para instabilidades e temporais no Estado, especialmente nas regiões Metropolitana, Serra, Norte, Missões, Vales, Central e Fronteira Oeste. 

A maior quantidade de chuva, 24 milímetros, será registrada no Norte, nas Missões, na Fronteira Oeste e no Noroeste. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, esse valor representa 17% do previsto para o mês de março.

A temperatura tende a cair no Rio Grande do Sul no domingo. A máxima será de 35ºC e ocorre em Novo Tiradentes e Vicente Dutra, no Norte. Já mínima, 14ºC, ocorre em Pedras Altas, no Sul, e em São José dos Ausentes, na Serra. Na Capital, a amplitude térmica será entre 23ºC e 31ºC. 

Veja a previsão do tempo para a sua região neste final de semana:

Região Metropolitana: a previsão para o sábado é de tempo firme, com sol entre nuvens. Já o domingo será de tempo instável, com chuva na segunda metade do dia. Em Viamão, os termômetros variam de 21°C a 33°C no sábado e de 22°C a 31°C no domingo.
Campanha: a previsão para o fim de semana é de tempo instável, com chuva à noite no sábado e ao longo do dia no domingo. Em Bagé, os termômetros variam de 19°C a 32°C no sábado e de 18°C a 25°C no domingo.
Fronteira Oeste: a previsão para o fim de semana é de tempo instável, com chuva na segunda metade do dia no sábado e ao longo do dia no domingo. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 22°C a 34°C no sábado e de 22°C a 28°C no domingo.
Litoral Norte: a previsão para o sábado é de tempo firme, com sol entre nuvens. Já o domingo será de tempo instável, com chuva na segunda metade do dia. Em Torres, os termômetros variam de 23°C a 29°C no sábado e de 23°C a 31°C no domingo.
Litoral Sul: a previsão para o sábado é de tempo firme, com sol entre nuvens. Já o domingo será de tempo instável, com chuva ao longo do dia. Em Rio Grande, os termômetros variam de 21°C a 30°C no sábado e de 20°C a 25°C no domingo.
Região Central: a previsão para o sábado é de tempo firme, com sol entre nuvens. Já o domingo será de tempo instável, com chuva ao longo do dia. Em Santa Maria, os termômetros variam de 21°C a 33°C no sábado e de 23°C a 29°C no domingo.
Região Noroeste: a previsão para o sábado é de tempo firme, com sol entre nuvens. Já o domingo será de tempo instável, com chuva ao longo do dia. Em Ijuí, os termômetros variam de 20°C a 33°C no sábado e de 22°C a 29°C no domingo.
Região Norte: a previsão para o sábado é de tempo firme, com sol entre nuvens. Já o domingo será de tempo instável, com chuva ao longo do dia. Em Erechim, os termômetros variam de 17°C a 30°C no sábado e de 18°C a 28°C no domingo.
Região Sul: a previsão para o sábado é de tempo firme, com sol entre nuvens. Já o domingo será de tempo instável, com chuva ao longo do dia. Em Canguçu, os termômetros variam de 17°C a 27°C no sábado e de 16°C a 22°C no domingo.
Serra: a previsão para o sábado é de tempo firme, com sol entre nuvens. Já o domingo será de tempo instável, com chuva na segunda metade do dia. Em Bento Gonçalves, os termômetros variam de 17°C a 31°C no sábado e de 18°C a 31°C no domingo.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades neste sábado:

Porto Alegre: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 33°C.
Bagé: chuva à noite. Mínima de 19°C e máxima de 32°C.
Capão da Canoa: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
Caxias do Sul: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 30°C.
Erechim: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 30°C.
Lajeado: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 34°C.
Mostardas: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 32°C.
Passo Fundo: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 31°C.
Pelotas: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 31°C.
Rio Grande: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 30°C.
São Borja: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 35°C.
Santa Cruz do Sul: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 33°C.
Santa Maria: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 21°C e máxima de 33°C.
Santa Rosa: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 22°C e máxima de 35°C.
Torres: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 29°C.
Tramandaí: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 30°C.
Uruguaiana: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 22°C e máxima de 34°C.
Xangri-lá: tempo firme, com sol entre nuvens. Mínima de 23°C e máxima de 29°C.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades neste domingo:

Porto Alegre: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
Bagé: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 18°C e máxima de 25°C.
Capão da Canoa: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 23°C e máxima de 33°C.
Caxias do Sul: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 20°C e máxima de 30°C.
Erechim: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 18°C e máxima de 28°C.
Lajeado: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 24°C e máxima de 32°C.
Mostardas: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 22°C e máxima de 27°C.
Passo Fundo: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 19°C e máxima de 29°C.
Pelotas: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 17°C e máxima de 26°C.
Rio Grande: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 20°C e máxima de 25°C.
São Borja: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
Santa Cruz do Sul: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 24°C e máxima de 29°C.
Santa Maria: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 23°C e máxima de 29°C.
Santa Rosa: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 24°C e máxima de 31°C.
Torres: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.
Tramandaí: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 23°C e máxima de 32°C.
Uruguaiana: chuva a qualquer momento do dia. Mínima de 22°C e máxima de 28°C.
Xangri-lá: chuva na segunda metade do dia. Mínima de 23°C e máxima de 31°C.

Fonte: GZH

Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade