Facebook Instagram X WhatsApp


| 08:19 | Geral 2 min de leitura

Na Expofeira importantes debates voltados ao futuro e aos desafios das propriedades rurais

Os encontros integram a programação da Expofeira e reuniram autoridades, técnicos e produtores em busca de soluções para o agronegócio gaúcho.

Compartilhar:
Os encontros integram a programação da Expofeira e reuniram autoridades, técnicos e produtores em busca de soluções para o agronegócio gaúcho.
Assessoria de Imprensa

Nesta quinta-feira, 8 de maio, a Arena Sicredi foi palco de dois importantes debates voltados ao futuro e aos desafios das propriedades rurais. Os encontros integram a programação da Expofeira e reuniram autoridades, técnicos e produtores em busca de soluções para o agronegócio gaúcho.

A programação da manhã iniciou com o Seminário de Irrigação, promovido pela Emater/RS-Ascar. O objetivo foi orientar os produtores sobre o Irriga RS, programa do Governo do Estado que busca mitigar os efeitos da estiagem — problema recorrente que comprometeu quatro das últimas cinco safras de verão.

Durante o seminário, o subsecretário de Irrigação do Rio Grande do Sul, Paulo Salerno, destacou o incentivo financeiro disponibilizado pelo programa: um subsídio de até 20% do valor dos sistemas de irrigação, limitado a R$ 100 mil por propriedade. Segundo Salerno, cerca de 30% dos projetos cadastrados têm origem na região Noroeste do Estado, o que demonstra a preocupação dos produtores com a estiagem e com a rentabilidade de suas lavouras.

O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, reforçou o papel da instituição na difusão de informações e no apoio técnico aos agricultores. “Nosso objetivo é fazer com que cada vez mais produtores tenham acesso ao conhecimento e às tecnologias que tornam suas propriedades mais produtivas e rentáveis”, afirmou. Schwerz também destacou que a irrigação contribui diretamente para o aumento da produtividade e da qualidade de grãos, hortaliças e frutas.

À tarde, a programação seguiu com uma atividade promovida pela Nutrepampa, reunindo produtores rurais e profissionais da empresa — que também atuam diretamente no campo — para um diálogo franco sobre boas práticas de manejo. O objetivo foi trocar experiências e apresentar estratégias que contribuam para a melhoria contínua das propriedades rurais.

O produtor Lucas Dal Forno foi o anfitrião da atividade e compartilhou, in loco, como tem conduzido o planejamento e a gestão de sua propriedade, voltada à criação de animais de corte e leite. Após a visita, produtores de diversas cidades da região Noroeste participaram de um momento de integração e troca de ideias, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

A parceria entre a Nutrepampa, a Expofeira e outras empresas do setor reforça a importância da troca de conhecimento como ferramenta para o fortalecimento do agronegócio regional. A criação de redes, o estímulo à inovação e a busca conjunta por soluções são fundamentais para o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expofeira 2025

Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade