Facebook Instagram X WhatsApp


| 05:25 | Geral 4 min de leitura

Frente fria e ciclone extratropical mantêm chance de temporais no RS nesta quarta-feira

Estado continua sob alerta do Inmet para tempestades e para declínio acentuado das temperaturas

Compartilhar:
Estado continua sob alerta do Inmet para tempestades e para declínio acentuado das temperaturas
Volumes expressivos de chuva são esperados na quarta-feira (28). Jonathan Heckler / Agencia RBS

O avanço de uma frente fria, aliada à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, mantém a condição de chuva forte no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (28). O Estado continua sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a ocorrência de tempestades e para um declínio acentuado das temperaturas

Há aviso para temporais em todo o Estado. Mas, conforme o instituto, a situação mais crítica é prevista para a região Oeste e parte do Norte, ainda na madrugada. Pode chover entre 50 e 100 milímetros no dia e ocorrer ventos intensos nessas áreas.

ciclone extratropical está se formando próximo à costa sul do Estado, e pode influenciar na ocorrência de rajadas de vento que oscilam entre 40 e 70 km/h. No Sul, no Litoral, na Costa Doce, na Região Metropolitana e na Serra Geral, a velocidade pode alcançar entre 80 e 90 km/h. Com isso, o mar fica agitado e há ressaca no Litoral Sul e Médio, que abrange a região de Mostardas, por exemplo. 

Avanço da massa de ar polar

A quarta-feira amanhece com chuva, associada à passagem da frente fria. Ao longo do dia, o sol não aparece e a precipitação persiste. Os acumulados variam entre 20 e 40 milímetros, com áreas pontuais que podem chegar aos 75 milímetros.

De acordo com Glauco Freitas, meteorologista do Inmet, após a frente fria, ocorre o avanço de uma massa de ar polar. Com isso, se inicia a onda de frio e a tendência de queda da temperatura no Estado. 

A máxima sobe pouco e varia entre 7°C e 14°C. A mínima fica entre 3°C e 12°C. Em paralelo, os índices não se elevam muito durante o dia, não passando dos 19ºC.

Chance de precipitação invernal

Diante do avanço da massa de ar polar, associada ao ciclone extratropical, cidades da Serra, da Serra de Sudeste e parte do Norte devem ter o cenário ideal para a formação das chamadas precipitações invernais, como nevechuva congelada e chuva congelante. Os fenômenos podem ocorrer entre o fim da quarta e o início da quinta-feira (29).

Muito frio na quinta-feira

Na quinta-feira (29), a circulação marítima, associada ao ciclone extratropical sobre o oceano, segue favorecendo o cenário de instabilidade. Chuva forte é esperada no no Sul, na Costa Doce, no Litoral, na Região Metropolitana e na Serra, com acumulados entre 20 e 40 mílimetros. Na Costa Doce e no Litoral Médio, pode chegar em 80 milímetros.

Os ventos fortes continuam e oscilam entre 50 e 80 km/h em áreas da metade Leste, pontualmente ultrapassando os 90 km/h no Sul, na Costa Doce, no Litoral e na grande Porto Alegre. 

Com a atuação do ar polar, o frio ganha força. A temperatura mínima pode variar entre 0°C e 11°C, enquanto a máxima entre 2°C e 14°C.

Confira como fica o tempo na sua região nesta quarta-feira (28)

Região Metropolitana

Tempo chuvoso durante todo o dia. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 9ºC e 21ºC.

Campanha

Dia nublado com pancadas de chuva isolada ao longo da quarta-feira. Em Bagé, a mínima chega aos 5ºC e a máxima, aos 12ºC.

Fronteira Oeste

A quarta-feira será nublada com pancadas de chuva isolada. Em Uruguaiana, os termômetros ficam entre 5ºC e 13ºC.

Litoral Norte

A previsão indica que o predomínio será de tempo nublado e chuvoso durante a quinta-feira. Em Tramandaí, a mínima atinge os 6ºC e a máxima, os 21ºC.

Litoral Sul

Dia nublado com pancadas de chuva isolada. Em Rio Grande, o dia começa com 6ºC e pode chegar aos 16ºC.

Região Central

Quarta-feira com predomínio de tempo nublado com pancadas de chuva isolada. Em Santa Maria, a temperatura fica entre 6ºC e 14ºC.

Região Norte

Tempo nublado e chuvoso durante o todo o dia. Em Passo Fundo, os termômetros variam entre 4ºC e 14ºC.

Região Noroeste

Região deve ter dia nublado com pancadas de chuva. Em Santa Rosa, o dia começa com 6ºC e pode chegar aos 13°C.

Região Sul

Predomínio de tempo nublado com pancadas de chuva ao longo de todo o dia. Em Canguçu, o termômetro varia entre 5ºC e 15ºC.

Serra

Chuva é esperada ao longo de toda a quarta-feira. Em Bento Gonçalves, as temperaturas ficam entre 1ºC e 19ºC.

*Produção: Carolina Dill

Fonte: GZH

Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade