09/01/2026 | 07:41 | Geral
Segundo o exército russo, a ofensiva é em, resposta à tentativa de ataque ucraniano à residência de Putin no final de 2025
Nesta sexta-feira (9), a Rússia confirmou que realizou um ataque à Ucrânia utilizando o sistema de mísseis Oreshnik, com capacidade nuclear.
De acordo com autoridades ucranianas, ao menos uma pessoa morreu e seis ficaram feridas em decorrência dos ataques.
Segundo o exército, a ofensiva foi uma resposta à tentativa de ataque ucraniano à residência de Putin no final de 2025.
Os ataques visaram a infraestrutura energética ucraniana que dá suporte ao complexo militar-industrial da Ucrânia e às instalações de fabricação de drones, conforme o g1.
Em dezembro do ano passado, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que a Ucrânia tentou atacar a casa do presidente Vladimir Putin na região de Novgorod, 500 km ao norte de Moscou.
Segundo Lavrov, nos dias 28 e 29 de dezembro, a Ucrânia teria atacado a residência oficial do presidente russo na região de Novgorod, com 91 drones de longo alcance.
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, disse que as afirmações russas são "mentiras". Ele disse que a Rússia estaria tentando atrapalhar os avanços nas negociações de paz entre Ucrânia e EUA e que Moscou estaria preparando o terreno para atacar prédios do governo ucraniano.
A acusação russa foi feita um dia após Donald Trump, presidente dos EUA, dizer que estava muito perto de fechar um plano de paz para a Ucrânia, mesmo admitindo que as negociações seguiam travadas em pontos sensíveis, principalmente sobre o controle de territórios.
A declaração foi feita após uma reunião de mais de duas horas com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Flórida.