Facebook Instagram X WhatsApp


| 19:09 | Geral 2 min de leitura

Projeto-piloto inaugura abrigo para embalagens de agrotóxicos no interior de Santo Ângelo

Iniciativa da Promotoria Ambiental da Bacia do Rio Ijuí, em parceria com Prefeitura e Emater/RS-Ascar, busca reduzir riscos ambientais e ampliar segurança no meio rural

Compartilhar:
Iniciativa da Promotoria Ambiental da Bacia do Rio Ijuí, em parceria com Prefeitura e Emater/RS-Ascar, busca reduzir riscos ambientais e ampliar segurança no meio rural
MPRS

O projeto-piloto para o adequado acondicionamento de embalagens de agrotóxicos em propriedades rurais foi concluído na última quinta-feira, 12 de fevereiro, com a inauguração de um abrigo temporário em uma propriedade no interior de Santo Ângelo. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas a qualificar o manejo, o uso e a destinação dessas embalagens, reduzindo riscos ambientais e protegendo a saúde dos trabalhadores rurais.

Iniciado em junho de 2024, o projeto foi proposto pela Promotoria de Justiça Ambiental Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, da Emater/RS-Ascar e do próprio produtor rural. O objetivo é ampliar o rol de medidas que assegurem o correto uso, manuseio e destinação de agrotóxicos, promovendo maior segurança ambiental e jurídica nas atividades agrícolas.

O abrigo inaugurado foi construído respeitando todas as normas técnicas aplicáveis, com destaque para a ABNT NBR 9843-3, que estabelece diretrizes sobre localização, estrutura, requisitos de segurança e padrões construtivos. O cumprimento dessas normas reduz riscos operacionais e contribui para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos. Para a execução da obra, os setores técnicos da prefeitura desenvolveram o projeto arquitetônico e o memorial descritivo, além de fornecerem os materiais necessários. A construção ficou sob responsabilidade do proprietário do local.

Presente à solenidade, a promotora de Justiça Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, Paula Regina Mohr, destacou a importância da iniciativa: “Este projeto representa um primeiro passo para aprimorarmos o manejo e a destinação das embalagens de agrotóxicos, que são altamente nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. Ações como esta demonstram que, com esforço conjunto, é possível avançar na proteção ambiental e na segurança das comunidades rurais”.

Conforme Paula, a expectativa agora é ampliar a iniciativa para outras propriedades de Santo Ângelo e demais municípios que integram a Bacia do Rio Ijuí, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente.

A inauguração contou, ainda, com as presenças do secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Santo Ângelo, André Pedrozo; da engenheira-agrônoma e chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Márcia Dezen; do chefe de gabinete da Prefeitura, Carlos Orlando de Andrade Kelm; além do proprietário, Renato Calzeta, e sua família.

Fonte: MPRS

Iniciativa da Promotoria Ambiental da Bacia do Rio Ijuí, em parceria com Prefeitura e Emater/RS-Ascar, busca reduzir riscos ambientais e ampliar segurança no meio rural
MPRS
Mais notícias sobre GERAL
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade