O MEA – Memorial da Evolução Agrícola, em Horizontina, terá uma programação diversificada em outubro, com atividades gratuitas que aproximam o público de temas como gastronomia, cultura, educação, artesanato e diversão. Entre os destaques estão novas oficinas da Cozinha Experimental, uma apresentação teatral, exposição de trabalhos de estudantes e atividades especiais em comemoração ao Mês das Crianças.
Hoje Tem Teatro
No dia 11 de outubro, às 16h30min, o MEA recebe o espetáculo “As aventuras de Canjica”, de Santa Maria (RS). A apresentação une música brasileira, teatro e apresenta o Guia Alimentar para a População Brasileira de forma lúdica e divertida. O espetáculo se inspira no Guia Alimentar para valorizar a comida de verdade, ensinando que a alimentação é cultura, afeto e partilha. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na recepção do MEA uma hora antes da apresentação.
Prosas com a Escola
No dia 14 de outubro, às 9h30, o MEA realiza a abertura da exposição “Do milho ao artesanato: Cultura, natureza, saberes e sabores”, da E.M.E.F. Bem Viver Caúna, de Três de Maio (RS), selecionada pelo Edital MEA nº 01/2026 – Prosas com a Escola.
A exposição apresenta o ciclo do milho, do plantio à colheita, mostrando como o cuidado com a terra pode gerar aprendizado e criação. Os estudantes conheceram saberes relacionados à agricultura e transformaram espigas, grãos e palhas em peças de artesanato, valorizando a planta, a cultura e o respeito ao meio ambiente.
A abertura será realizada no Espaço Expositivo do MEA e é gratuita e aberta ao público, com classificação livre.
Cozinha Experimental MEA
A gastronomia segue como um dos destaques da programação do MEA em outubro, com três atividades na Cozinha Experimental, incluindo oficinas selecionadas pelo Edital MEA nº 02/2026 – Sabores da Terra.
No dia 10 de outubro, às 13h30, será realizada a oficina culinária “Gelados saudáveis: sorvetes de frutas e iogurtes”, voltada para famílias. Os participantes irão preparar sorvetes caseiros à base de frutas e iogurte, explorando diferentes sabores, texturas e combinações. A proposta é proporcionar uma experiência divertida e saborosa para crianças e seus responsáveis descobrirem novas possibilidades de alimentação saudável. As vagas são gratuitas e a participação é mediante inscrição pelo formulário online.
No dia 16 de outubro, a Cozinha Experimental recebe a oficina “Bebida Viva: fermentação natural com frutas da estação”, conduzida por Pamela Aline Lubschinski. A atividade apresenta técnicas e possibilidades de preparo de bebidas a partir de processos de fermentação natural. A participação é gratuita e mediante inscrição.
Já no dia 30 de outubro, será realizada a oficina “Da horta à mesa: PANCs e saberes do campo”, com Isabel Margarida de Morais, do Sítio Margarida. A atividade terá como destaque a ora-pro-nóbis e contará com o preparo de receitas, incluindo bolinho, aproximando os participantes das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e de suas possibilidades na alimentação. As vagas são gratuitas e a participação é mediante inscrição.
Mãos e Fios
Ao longo do mês, as Amigas do MEA mantêm os encontros da Quarta do Crochê, realizados semanalmente no espaço Mãos e Fios. Os encontros reúnem artesãs voluntárias para momentos de convivência, troca de conhecimentos e produção de peças e são abertos ao público.
Bora Jogar
Também no dia 24 de outubro, o MEA promove uma tarde especial em comemoração ao Mês das Crianças. O Bora Jogar – Brincadeiras e jogos de mesa será realizado a partir das 13h30 e contará com jogos, brincadeiras e desafios em equipe.
A proposta é proporcionar momentos de diversão, integração e convivência entre as crianças. A atividade é gratuita, tem classificação livre e requer inscrição, que pode ser feita pelo formulário online.
SERVIÇO
HOJE TEM TEATRO
As aventuras de Canjica
Data: 11/10
Horário: 16h30min
Local: MEA – Memorial da Evolução Agrícola
Ingressos gratuitos, disponíveis na recepção do MEA uma hora antes da apresentação.
Classificação: livre
PROSAS COM A ESCOLA
Exposição “Do milho ao artesanato: Cultura, natureza, saberes e sabores”
Data: 14/10
Horário: 9h30
Local: Espaço Expositivo MEA
Entrada: gratuita e aberta ao público
Classificação: livre
COZINHA EXPERIMENTAL MEA
Oficina “Gelados saudáveis: sorvetes de frutas e iogurtes”
Data: 10/10
Horário: 13h30
Local: Cozinha Experimental MEA
Inscrições: https://meag.fillout.com/geladossaudaveis
Oficina “Bebida Viva: fermentação natural com frutas da estação”
Data: 16/10
Horário: 18h30min
Local: Cozinha Experimental MEA
Inscrições: https://meag.fillout.com/tepache
Oficina “Da horta à mesa: PANCs e saberes do campo”
Data: 30/10
Horário: 18h30min
Local: Cozinha Experimental MEA
Inscrições: https://meag.fillout.com/dahortaamesa
MÃOS E FIOS
Quarta do Crochê – encontro de artesãs voluntárias
Data: quartas-feiras de outubro
Local: Espaço Mãos e Fios – MEA
Participação: gratuita e aberta ao público
BORA JOGAR
Brincadeiras e jogos de mesa
Data: 24/10
Horário: 13h30
Local: MEA – Memorial da Evolução Agrícola
Inscrições: https://meag.fillout.com/brincadeirasejogos
Classificação: livre
SOBRE O MEA
Todas as atividades do MEA são gratuitas e de classificação livre.
Estacionamento exclusivo para visitantes. Não fecha ao meio-dia.
Prédio do Memorial: de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h (entrada na exposição até às 16h30).
Eletroposto e área externa do MEA: de terça a domingo e feriados, das 7h às 22h.
O MEA – Memorial da Evolução Agrícola é uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto John Deere, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), e tem como patrocinador master a John Deere Brasil.
Ocupa uma área de 64 mil m² em Horizontina, no Rio Grande do Sul, proporcionando atividades de arte, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer. De forma tecnológica e imersiva, o MEA conta a história da agricultura brasileira com o objetivo de provocar, trocar e produzir conhecimento em prol da sociedade e da diversidade cultural e ambiental. Todas as suas atividades culturais, educativas e de bem-estar são oferecidas gratuitamente e com classificação livre. Conta com amplo estacionamento gratuito para os visitantes.
Além do espaço da exposição de longa duração, das oficinas culturais e das salas multiuso, o complexo tem quadras esportivas, academia a céu aberto, parquinhos para crianças de até 12 anos, amplo espaço para práticas ao ar livre, John Deere Store e a unidade Senai Horizontina (RS).



























































