Logomarca Paulo Marques Notícias

01/07/2015 | 13:39 | Geral | Três de Maio

Certhil busca parceiros para instalar parque eólico

Foto: Alexandre de Souza
Após três anos de medição dos ventos na localidade de Esquina Beltrame, município de Giruá, a Certhil concluiu que o local é adequado para a instalação de um parque eólico. O presidente da cooperativa, Kurt Grenzel, e o Gerente de Energia, Neri Bruxel, anunciaram em entrevista a Rádio Colonial que foi confirmado um grande potencial de geração de energia pela força dos ventos. O parque inclusive já tem licença ambiental garantida. 
A torre de medição dos ventos foi instalada pela Coopervento Giruá - consórcio formado pelas cooperativas Certhil de Três de Maio, Ceriluz de Ijuí e Creluz de Rodeio Bonito, além da empresa Ecoprojeto de Chapada.
O projeto prevê a instalação de 10 aerogeradores de 110 metros de altura cada, instalados num parque que irá gerar ao todo 20 megawatts de potência, abastecendo uma população de aproximadamente 180 mil habitantes. 
Para se ter um ideia do tamanho do futuro parque eólico, apenas um dos aerogeradores terá capacidade para gerar mais energia do que a Pequena Usina Hidrelétrica Buricá da Certhil, localizada no Rio Buricá, em Rincão das Bandeiras, Inhacorá, cuja potência é de 1.400 KW. 
Grenzel revelou quie as cooperativas já estão negociando com grupos interessados em investir em energia eólica. São previstos investimentos em torno de R$ 100 milhões.  
Fonte: Rádio Colonial AM
Mais notícias sobre GERAL