Logomarca Paulo Marques Notícias

02/07/2015 | 22:42 | Geral | Três de Maio

Homenagem a quem zela pelas nossas vidas

Com a participação de 22 sócios, a Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Três de Maio foi fundada em julho de 1997

Com a participação de 22 sócios, a Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Três de Maio foi fundada em julho de 1997
Foto: Paulo Marques Notícias
No dia 02 de julho, comemora-se o dia do bombeiro. A data foi tornada oficial no Brasil no ano de 1954, e hoje já somam cento e cinquenta e dois anos de existência.
Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiro no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios. Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos, além de contar com a boa sorte de se encontrar água em abundância na localidade. As latas iam passando de mão em mão, até chegarem ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.
Hoje em dia podemos chamar o corpo de bombeiros através do telefone 193, um número que atende localidades em todo o país. Além de combaterem o sinistro (incêndios) esses profissionais estão preparados para fazer resgates de pessoas que correm o risco de perder a vida, socorrer animais em situações difíceis, asfixia, tentativas de suicídio, afogamentos e traumas em acidentes, desaparecimentos em florestas e matas, por exemplo. Fazem ainda a fiscalização em empresas, garantindo condições de primeiros atendimentos em caso de incêndios, onde as mesmas devem manter extintores cheios e oferecer equipamentos de segurança aos funcionários. Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, levando para as escolas orientações a jovens e crianças sobre formas de evitar acidentes, cuidados em represas, piscinas e praias, cuidados com álcool e fogo, acidentes em brincadeiras, orientam a não mexer em produtos de limpeza, não ingerir remédios sem orientação, dentre várias outras. Além desses, mostram o quanto é importante ter atitudes corretas enquanto cidadãos, como manter a ordem de nossas cidades, respeitar as leis e cumprir com nossas obrigações.
E em Três de Maio onde a corporação é mista, isto é, formada por bombeiros militares, funcionários cedidos pela prefetura e voluntários ocorreu nesta quinta-feira a entrega de insígnias para os bombeiros voluntários pelo tempo de serviço. Já os militares receberam um diploma pelos serviços prestados. Os bombeiros mais antigos já estão há 15 anos na atividade. A cerimônia contpu com as presenças do presidente da Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Três de Maio, Luis Pellens, do comandante da corporação, Sargento Marco Barreto, representante do 12º Comando Regional de Ijuí, Capitão Márcio Müller Batista, prefeito Olívio Casali e do presidente da Câmara de Vereadores, Cleiton Felipe dos Santos. O presidente da Sicredi Noroeste, Gei Linhares, igualmente, participou da solenidade. A cooperativa de crédito é uma grande parceira dos bombeiros. O prefeito de Independência, cidade atendida pela corporação, Gilberto Marasca, também, se fez presente.
O fundador da Sociedade Civil Corpo de Bombeiros de Três de Maio, Armindo Radies, também foi homenageado com a antrega de um boton dos bombeiros. 
O prefeito Casali pediu ao representante do comando regional que a sesão de combate a incêndio de Três de Maio se torne uma unidade independente de Horizontina. Já o capitão Batista disse que a seção de Três de Maio é modelo de organização para todo o Estado.
Com a participação de 22 sócios, a Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Três de Maio foi fundada em julho de 1997.
A discussão do projeto iniciou em 19 de maio daquele ano, em reunião realizada no salão da Comunidade Evangélica São Paulo, com a participação de lideranças, autoridades, convidados especiais e representantes de instituições de Três de Maio, além de representantes do Corpo de Bombeiros de Maravilha, SC, em reunião coordenada por Flávio Magedanz e Armindo Radies, o idealizador do projeto de criação e grande incentivador. O prefeito da época, Luiz José Lena, manifestou total apoio á idéia.
A primeira diretoria foi composta por Armindo Radies, presidente; Francisco Dias, vice-presidente; Elmo Winkelmann, tesoureiro; Arnaldo Schimitt, 2º tesoureiro; Alcione Tomasi, secretário; Antônio Kapusta, 2º secretário.
A redação do Estatuto Social da Corporação foi baseada foi baseada no estatuto do Corpo de Bombeiros Voluntários de Maravilha (SC).
Fonte: Rádio Colonial AM
Mais notícias sobre GERAL