Facebook Instagram X WhatsApp


| 14:15 | Praia Notícias | Geral 4 min de leitura

Moradores fazem limpeza de casas e lojas após chuvas no Oeste de SC

Em Maravilha e Coronel Freitas, população realiza força-tarefa

Compartilhar:
Em Maravilha e Coronel Freitas, 

população realiza força-tarefa
Casa só parou de se mover quando atingiu poste e um carro em Coronel Freitas (Foto: Reprodução/RBSTV)
Depois de chuvas intensas que afetaram Santa Catarina na terça-feira (14), moradores que tiveram as casas e comércios atingidos pelas forças das águas trabalham na reconstrução e limpeza.
Em Maravilha e Coronel Freitas, duas das cidades mais afetadas, a força-tarefa iniciou ainda na tarde de terça-feira (14). Ainda chove na região na manhã desta quarta-feira (15), mas com menos intensidades, sem novas ocorrências durante a madrugada.
Coronel Freitas
A água e o barro tomaram conta das principais ruas de Coronel Freitas. "Foi questão de meia hora. Já encheu, já levou muro, casa. A água entrou e bagunçou toda a loja", disse a comerciante Juliana Moscon, com as mãos ainda embarradas para a limpeza do estabelecimento.
Nas prateleiras da loja, as roupas ficaram todas marcadas, com chão e paredes cheias de lama. Além da loja dela, praticamente todo o comércio foi atingido. Isso porque os dois rios que cortam a cidade, Itaquaraçu e Xaxim, transbordaram e todo o centro do município foi invadido.
"Não tem nem como avaliar os danos, os prejuízos", diz o comerciante André Norbach. A placa da avenida Santa Catarina, principal da cidade, está no chão. Os tratores da prefeitura começaram a retirada de barro das ruas.
As marcas da destruição ficaram. Na frente da casa do técnico em contabilidade Ademir Alberto, quatro carros ficaram amontoados. Já a estrutura de madeira de um petshop as margens do rio ficou destruída. Uma residência próxima também foi totalmente deslocada para o meio da rua. E a casa só 'parou' após a colisão com um veículo e uma árvore.
"Na minha vida, nunca tinha visto", conta o lavrador Gilson Gahio. A sensação de insegurança foi unânime. "Eu tenho 70 anos e fiquei desesperada", diz a aposentada Jeci Pinto. "Vamos arregaçar, vamos limpar, e conseguir tudo de novo", conta  a comerciante Juliana sem perder as esperanças.
No hospital da cidade, mais 60 pessoas foram atendidas. "Alguns vieram com lesões, ferimentos devido a pancada ou queda de suas casas", disse a enfermeira Jessica Toldo. O helicóptero da Polícia Civil trouxe remédios e gasolina para manter o gerador do hospital funcionando.
Maravilha
Em Maravilha, o dia também é de limpeza nas ruas e estabelecimentos. Com água acima da cintura, a correnteza arrastou mais de 10 metros a casa da aposentada Ana Maria Chappo. "Quando notamos, a água já estava um metro dentro de casa. E daí foi. Começou a arrebentar. Torcer a casa. E estourar as portas e as janelas", e aponta para os destroços.
Com a água até o peito e a casa se movendo, só restou o desespero. "A água veio tão rápida que não conseguimos mais sair e deu prejuízo",  diz o comerciante Airton Fronzza, com a geladeira no meio da casa.
Fortes chuvas
Pelo menos 2.870 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado na terça-feira (14), segundo a Defesa Civil de Santa Catarina. Até 19h, último balanço do órgão, 45 municípios haviam informado estragos, dos quais 10 haviam decretado situação de emergência.  "Estamos em alerta", disse o governador Raimundo Colombo, durante a tarde.
Ao menos oito pessoas ficaram feridas e outras duas morreram em decorrência das chuvas. Uma mulher foi arrastada pela correnteza em Coronel Freitas, no Oeste, e um jovem de 19 anos foi atingido por uma descarga elétrica causada por um raio em São Joaquim, na Serra.
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa civil, 40 pessoas ficaram desabrigadas e 24 desalojadas. Os números estão sendo encaminhados pelos municípios ao órgão estadual.
Em relação aos prejuízos materiais, 880 casas e duas empresas ficaram danificadas ou destruídas. Também houve 20 infraestruturas e instalações públicas atingidas ou danificadas e 16 infraestruturas danificadas ou completamente destruídas.
Previsão do tempo
Nesta quarta-feira (15) o tempo segue úmido, com chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões de Santa Catarina. Oeste e Serra, diferentemente dos últimos dias, devem ter volumes menores de chuva.
"O tempo segue nublado com chuva a qualquer hora em todas as cidades. Pelo tipo de nebulosidade que teremos sobre o estado, não se descarta momentos de pancadas fortes e até temporais isolados. No entanto, a região mais propícia fica sendo o Sul, especialmente em relação ao volume de chuva. Oeste e Serra, terão volumes bem menores", informa o meteorologista Leandro Puchalski.

Fonte: G1

Mais notícias sobre PRAIA NOTÍCIAS
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade