A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um ambiente diferenciado, que visa a manutenção da vida e a
recuperação da saúde de pessoas que necessitam de um acompanhamento intensivo do seu estado de doença. Os exames de laboratório são frequentes e a
avaliação clínica é constante, com a equipe de saúde precisando estar próxima e sempre alerta para qualquer necessidade.
No
Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, estes cuidados são observados a todo o momento. Em 2013, a UTI do HSVP registrou 431 internações. Os
pacientes atendidos são oriundos de 58 municípios. As cidades com mais encaminhamentos foram Três de Maio, Independência, Boa Vista do Buricá, Horizontina,
Alegria, São José do Inhacorá e São Martinho. Segundo Geovani Ricardo Kunz, enfermeiro coordenador da UTI do HSVP, de todas as internações, 37%
são provenientes da Central de Regulação Estadual. “Com isso, recebemos também pacientes das cidades de São Leopoldo, Alegrete, Salto do
Jacuí, Marau, Três Coroas, Santa Maria, Paverama, entre muitas outras cidades”, destaca.
O quadro de colaboradores que acompanha os pacientes 24 horas
por dia é composta por uma equipe de enfermagem de seis enfermeiros, 14 técnicos em enfermagem, oito médicos e um auxiliar administrativo. “É importante
ressaltar que temos à disposição também a equipe de fisioterapia, com um quadro de cinco profissionais, e demais equipes de apoio nas especialidades
médicas, como cirurgia, traumatologia, anestesia, radiologia, nutrição, farmácia, higienização, manutenção e setores de compras e
administrativo”, lembra Kunz.
Sendo a UTI um ambiente que exige cuidados extremos, a constante busca de conhecimento da equipe multiprofissional se faz
necessária. Esta atualização é adquirida em jornadas de enfermagem, seminários, pós-graduações, cursos específicos como a
Terapia Nutricional em UTI (TENUTI), além do curso de capacitação técnica desenvolvido pelo próprio HSVP com a equipe. “Em 2013 totalizamos 16 horas
de treinamento. Tanto a equipe de enfermagem como a médica buscam a capacitação contínua para manter os colaboradores atualizados e treinados, com o objetivo de
proporcionar um bom atendimento nas mais diversas intercorrências a nível de UTI”, completa Geovani Kunz.