Facebook Instagram X WhatsApp


| 11:03 | Política | Três de Maio 3 min de leitura

Prefeitura e Câmara de Três de Maio recebem prêmio de transparência na internet

Câmara de Alegria também foi contemplada

Compartilhar:
Câmara de Alegria também foi contemplada
Foto: Divulgação
O Tribunal de Contas do Estado entregou, na tarde desta terça-feira (20), o Prêmio de Boas Práticas na Internet aos gestores de 76 Executivos e de 60 Legislativos municipais que adotaram iniciativas para ampliar a divulgação de informações à sociedade. 
Receberam o diploma de menção honrosa e um selo digital do TCE-RS para os sites, o prefeito Olívio Casali e o presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio, Cleiton Felipe dos Santos. Também, foram agraciadas a prefeitura de Santa Rosa e as câmaras de vereadores de Alegria, Horizontina e Campo Novo.
Conforme o presidente do TCE-RS, Cezar Miola, o objetivo da premiação é estimular a população a usar os instrumentos da Lei de Acesso à Informação e da Lei de Responsabilidade Fiscal. A avaliação dos portais foi feita pelo corpo técnico do órgão de controle externo entre 1º de julho e 14 de agosto, tendo como referência 20 critérios específicos de acesso à informação.
"Parabenizo os agraciados, que têm compromisso com a transparência, para que as informações públicas se tornem claras, acessíveis e compreensíveis. Que este reconhecimento, que tem validade de um ano, sirva de estímulo para melhorar ainda mais, mantendo informações atualizadas e compreensíveis para a população, possibilitando o aperfeiçoamento da gestão, da governança e da transparência das contas públicas", destacou o presidente do TCE-RS, Cezar Miola.
Segundo o TCE-RS, 85% dos municípios gaúchos ainda deixam a desejar e não atendem em seus sites as normas da Lei de Acesso à Informação.
A avaliação divulgada nesta terça-feira pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) mostra que, este ano, 76 Executivos municipais (que representam 15% das 497 cidades do Estado) obtiveram uma avaliação considerada positiva e, com isso, foram agraciados com o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet. Ano passado, na primeira edição da distinção, 99 prefeituras foram aprovadas.
Em busca de aperfeiçoar a metodologia, o TCE passou a avaliar atualização dos dados, divulgação de diárias, prestação de contas e dos relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal.
— Nas questões de despesas e receitas, há um bom nível. Mas em outros itens como imóveis, veículos e diárias ainda há bastante espaço para melhorar — diz a auditora Elisa Rohenkohl, uma das coordenadoras do trabalho.
Mesmo que o número de prefeituras que se enquadram nas exigências tenha caído, a avaliação é que a transparência melhorou. Caso fossem mantidos os mesmos critérios de 2014, 125 cidades seriam premiadas. Nos quatro principais quesitos analisados também houve evolução ante 2014.
— A avaliação é positiva porque estamos trabalhando com este tema em perspectiva de processo. Houve um período muito longo de opacidade, de falta de acesso à informação — observa Cezar Miola.

Fonte: Rádio Colonial AM

Mais notícias sobre POLÍTICA
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade