Facebook Instagram X WhatsApp


| 12:14 | Praia Notícias | Geral 2 min de leitura

Integrantes do Movimento Sem Terra invadem fazenda em Xanxerê

De acordo com o MST, área pertence ao Incra e não foi paga

Compartilhar:
De acordo com o MST, área pertence ao Incra e não foi paga
Invasão começou nesta segunda-feira (22) em Xanxerê (Foto: Fabio Reis/Divulgaçã
Cerca de 600 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram por volta das 5h desta segunda-feira (22) uma fazenda na linha Baliza, em Xanxerê, no Oeste catarinense. Eles vêm de ao menos cinco cidades da região.
Conforme o MST, a área é do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e foi adquirida por uma empresa rural que se mantém inadimplente há 30 anos.
“Esta é uma área federal, são terras públicas que nunca foram pagas ao governo. Essa empresa já obteve muito lucro com estes 1067 hectares, já é hora de dar uma função social à área. Neste local, poderemos assentar pelo menos 100 famílias. Nos propomos a entregar as benfeitorias aos proprietários, a entrar em acordo com os arrendatários, nossa entrada é pacífica”, explicou Vilson Santin, um dos líderes do MST em Santa Catarina e no país.
Estrutura
Conforme Santin, a ocupação foi oficializada na Superintendência do Incra em Florianópolis e nesta segunda-feira os líderes do movimento entrarão em contato com a prefeitura de Xanxerê para organizar a infraestrutura do acampamento, como atendimento em saúde, educação e saneamento.
Ainda de acordo com o movimento, as cerca de 300 famílias que já estão no local são dos municípios de Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, Bom Jesus do Oeste, Xanxerê e Chapecó.
“Ainda deve chegar mais gente ao acampamento, vamos plantar milho, feijão, hortaliças, para subsistência de quem ficará aqui e para tirar sementes para próxima safra. Muitas famílias já trouxeram suínos, galinhas e gado, outras ainda os trarão para cá. Só queremos trabalhar”, completou.
Propriedade
A superintendência do Incra em Florianópolis informou nesta manhã desconhecer a ocupação e a relação de propriedade do órgão. Sobre a invasão, por meio de sua assessoria, afirmou que não se pronuncia a respeito.

Fonte: G1

De acordo com o MST, área pertence ao Incra e não foi paga
Foto: Fabio Reis/Divulgação
Mais notícias sobre PRAIA NOTÍCIAS
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade