Facebook Instagram X WhatsApp


| 05:26 | Mundo 2 min de leitura

Itamaraty confirma morte de brasileiros em terremoto na Venezuela

Vítimas são um homem e uma mulher. Ministério das Relações Exteriores não informou dados pessoais das vítimas

Compartilhar:
Vítimas são um homem e uma mulher. Ministério das Relações Exteriores não informou dados pessoais das vítimas
Tremor de magnitude 7,5 atingiu região de Caracas na quarta-feira. FEDERICO PARRA / AFP

O Ministério das Relações Exteriores confirmou, na noite desta quinta-feira (25), a morte de dois cidadãos brasileiros — um homem e uma mulher — no terremoto da Venezuela. O sismo de magnitude 7,5 atingiu a região de Caracas na quarta (24).

O Itamaraty não divulgou informações pessoais das vítimas, respeitando "direito à privacidade". A representação diplomática não detalhou onde os brasileiros morreram.

"O MRE informa, com grande pesar, o falecimento de uma cidadã e um cidadão brasileiros em consequência dos terremotos que atingiram a Venezuela. O MRE informa estar prestando assistência consular às famílias das vítimas", diz a nota.

Até o momento, as autoridades da Venezuela confirmaram 235 mortes e 1,5 mil feridos. Os números, contudo, devem aumentar com a localização de vítimas sob escombros.

Terremoto

A Venezuela foi atingida por fortes terremotos na noite de quarta. A presidência do país declarou emergência nacional e ainda contabiliza os estragos e identifica vítimas.

Um primeiro tremor teve epicentro 21 quilômetros ao oeste da cidade de Morón, na costa ao norte do país, às 19h4min (no horário de Brasília), e foi seguido quase um minuto depois por outro, mais forte, a alguns quilômetros de distância, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com a presidente Delcy Rodríguez, dezenas de estruturas colapsaram e o aeroporto principal do país foi fechado devido a "danos graves". Durante a noite, muitos pontos da região atingida não tinham energia elétrica, segundo a reportagem da AFP no local. O governo confirma que redes de gás e eletricidade foram desligadas em algumas regiões para evitar acidentes.

Lula anuncia envio de bombeiros e medicamentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta, nas redes sociais, que irá enviar ajuda humanitária para a Venezuela.

Segundo o presidente, serão enviados nesta sexta-feira (26) 36 bombeiros dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, quatro técnicos da Defesa Civil Nacional e quatro técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O governo brasileiro também vai enviar nove toneladas de equipamentos para auxiliar na busca e socorro às vítimas do terremoto.

Já no sábado (27), será encaminhado à Venezuela cem purificadores de água com painel solar, medicamentos e material médico. Também serão encaminhados equipamentos para a montagem de um hospital de campanha.

Fonte: GZH

Mais notícias sobre MUNDO
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade