Logomarca Paulo Marques Notícias

09/04/2019 | 16:42 | Política

Bolsonaro dá posse a Abraham Weintraub, novo ministro da Educação

Substituto de Ricardo Vélez Rodríguez disse que foco de sua gestão será "acalmar os ânimos"

Substituto de Ricardo Vélez Rodríguez disse que foco de sua gestão será
Cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto - Fátima Meira / Futura Press/Folhapress
O economista Abraham Weintraub tomou posse nesta terça-feira (9) como ministro da Educação, em cerimônia no Palácio do Planalto. Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, disse que pretende "acalmar os ânimos" no MEC e melhorar a qualidade do ensino no país.
— O objetivo é acalmar os ânimos, colocar a bola no chão, pôr para rodar, republicanamente, respeitando as opiniões. Não sou radical — afirmou.
Weintraub assume o cargo que era ocupado por Ricardo Vélez Rodríguez, demitido na segunda (8) após uma série de polêmicas e de resultados considerados insatisfatórios. Para o novo ministro, a mudança foi natural, em busca de resultados.
— São 22 ministros, dois times de futebol completos. Dificilmente você vai ver um técnico que escala dois times não fazer uma ou outra substituição. Não é porque um jogador não é bom, é que naquele momento ele não está adequado àquela função — ponderou, durante o discurso.
Weintraub atuou por quase 20 anos no mercado financeiro e em outras atividades na iniciativa privada. Também se tornou professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da qual está licenciado. Com seu currículo, garantiu que tem preparo para qualificar a gestão do MEC, que, para ele, tem apresentado resultados insatisfatórios.
— Com o que a gente gasta em relação ao PIB, a gente tem que entregar mais — pontuou.
Bolsonaro diz que escolheu Weintraub para o MEC após analisar "mais de uma dezena de bons currículos" e identificar que ele era o mais qualificado para a função. Ainda destacou que "se surpreendeu" com a inteligência do novo ministro e do irmão dele, Arthur, que também trabalha no governo desde o período de transição.
— Ele, assim como os demais ministros, tem carta branca para escolher todo o seu primeiro escalão. Esperamos que este time da educação jogue para frente — finalizou.
Antes de assumir o MEC, Weintraub era secretário-executivo da Casa Civil.
Fonte: Gaúcha ZH
Mais notícias sobre POLÍTICA