Facebook Instagram X WhatsApp


| 20:37 | Política 5 min de leitura

Da roça ao comando da Assembleia: conheça o novo presidente do Legislativo no RS

Ernani Polo, que deixou o interior de Santo Augusto e está no terceiro mandato, toma posse nesta segunda-feira (3) na presidência do parlamento gaúcho

Compartilhar:
Ernani Polo, que deixou o interior de Santo Augusto e está no terceiro mandato, toma posse nesta segunda-feira (3) na presidência do parlamento gaúcho
Polo, que foi secretário da Agricultura do governo José Ivo Sartori, recebeu 67.248 votos para deputado estadual em 2018 - Joel Vargas / Divulgação
Quando tinha dois anos, Maria Eduarda, hoje com 14, arrancou o celular das mãos do pai e jogou o aparelho em um chafariz em Gramado. Era a forma de expressar sua inconformidade com o excesso de dedicação do pai ao trabalho, já que, onde quer que esteja, o deputado Ernani Polo (PP) não desgruda do telefone para não deixar ninguém sem resposta.
O homem que aos 45 anos assume nesta segunda-feira (3) a presidência da Assembleia Legislativa é um workaholic confesso, que na definição da esposa, Alessandra, “está sempre ligado na tomada”. A relação dos dois já completou a maioridade: são 21 anos juntos, 15 de casamento, e dois filhos. Além de Maria Eduarda, o casal tem um menino de oito anos, Eduardo.
— Ele é uma pessoa generosa, que já admirava antes de começarmos a namorar. Sempre foi muito trabalhador. É um homem emotivo, que se magoa facilmente — define Alessandra.
Polo já avisou à mulher que o novo cargo vai subtrair ainda mais tempo da família e que, dificilmente, conseguirá levar as crianças à escola, às 7h30min. Alessandra entendeu o recado: pelos próximos 12 meses, as horas de convivência serão escassas. Ela não se importa. Apoia a carreira do marido e estará ao lado se decidir concorrer a outros cargos no futuro:
— Acho que ele vai longe.
A política está no DNA dos Polo. O pai, Alvorindo, foi duas vezes prefeito de Santo Augusto, no Noroeste. O filho concorreu a vereador em 2000 e fez 1.098 votos, a maior votação da história do município. No primeiro ano de mandato, assumiu a presidência da Câmara. Foi nessa condição que deu posse à mãe, Iracer, como vice­prefeita da chapa encabeçada pelo tio, Florisbaldo Polo. Dona Iracer conta que, desde muito cedo, o filho mais velho se interessava pelas conversas de adultos e dava sinais de gosto pela política:
— Onde havia pessoas reunidas, lá estava ele, escutando. Sempre gostou de gente, de reuniões. Depois que foi trabalhar na Assembleia, como assessor do deputado Jerônimo Goergen, encontrou a vocação dele. Quando concorreu a vereador, fez a maior votação proporcional do Estado.
Aos 16 anos, assumiu a propriedade familiar
Antes de ir para a vida pública, Polo trabalhou na roça. No turno inverso da escola, ajudava o pai e a mãe plantando milho, capinando, cortando soja, tratando dos animais, tirando leite. Aos 12 anos, já dirigia o trator Valmet da família, operava a plantadeira, fazia de tudo na chácara dos pais, no interior de Santo Augusto.
Estava com 16 anos quando o pai assumiu a prefeitura e a mãe foi cuidar da assistência social. Por ser o primogênito, ficou responsável pela administração da propriedade. Ajudado pelos irmãos Ângela, Andréia e Flávio, tinha de tomar conta do tambo de leite e da lavoura. Fez curso de inseminação artificial e passava o dia envolvido com a lida do campo. À noite, estudava. Fez curso de Técnico em Contabilidade e começou a estudar Agronomia em Ijuí, mas não terminou o curso. Trocou pelo Direito, concluído na Ulbra, mas sempre se considerou mais agricultor do que advogado.
— Eu saí da roça, mas a roça não sai de mim — brinca o deputado, que, no recesso, volta às origens e ajuda o pai e o irmão Flávio na lavoura e no tambo de leite.
Depois de coordenar duas campanhas de Goergen, concorreu a deputado estadual em 2010 e, com 38.767 votos, ficou na segunda suplência. Assumiu o mandato no ano seguinte e, em 2014, foi eleito deputado com 57.427 votos. O colono de Santo Augusto virou secretário da Agricultura do governo José Ivo Sartori e usou os conhecimentos para implementar programas de apoio ao setor primário.
Em 2018, sua votação aumentou para 67.248. Foi o oitavo mais votado da Assembleia e o segundo do PP. No acordo para o rodízio na presidência, coube ao PP o segundo ano e Polo foi indicado ao cargo.
Atenção ao desenvolvimento
Com bom trânsito entre os colegas de diferentes partidos, Ernani Polo assume a presidência disposto a trabalhar por uma agenda de desenvolvimento e de modernização do Estado. Uma de suas bandeiras é a simplificação dos processos, para remover as travas que atrapalham investimentos.
— Temos de acabar com o preconceito contra quem quer empreender e ajudar o governo a criar as condições para atrair investimentos — sintetiza.
Uma das preocupações é melhorar a posição do Rio Grande do Sul no ranking brasileiro de competitividade. A base teórica do trabalho que Polo quer realizar com sua equipe é um estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), organização que tem como propósito engajar a sociedade e desenvolver líderes políticos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.
Como o rodízio no comando do Legislativo é montado de forma a garantir a continuidade, Polo vai manter iniciativas da gestão de Luis Augusto Lara (PTB), como o programa Cresce RS, de monitoramento de projetos que dependem de alguma ação do Estado para deslanchar, e a campanha Valores que Ficam, de estímulo à doação de parte do Imposto de Renda devido para instituições do Rio Grande do Sul.
Lara está convencido de que a Assembleia ficará em boas mãos:
— Polo é um ser humano do bem. Uma pessoa qualificada, agregadora e de diálogo.

Fonte: Gaúcha ZH

Mais notícias sobre POLÍTICA
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade
Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade Banner publicidade